Ir para o conteúdo

Centro de Saúde promove campanha de vacinação contra a gripe

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Iris Jesus
A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe já acontece no Centro de Saúde da UFOP, campus Morro do Cruzeiro. Os sintomas da gripe são: febre, tosse ou dor na garganta, além de dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. O agravamento pode ser identificado por falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração (abatimento físico e psíquico).

HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO DA SALA DE VACINA DURANTE A CAMPANHA

Segunda à quinta-feira: 8h às 11h45/13h às 16h
Sexta-feira: 8h às 14h

Obs: Às segundas-feiras as atividades na sala de vacina poderão iniciar com atraso devido à logística do transporte.

Quem pode se vacinar:
• Crianças de 6 meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias);
• Pessoas acima de 60 anos;
• Gestantes;
• Puérperas (Mulheres no período de até 45 dias após o parto);
• Trabalhadores da área da saúde;
• Professores da rede pública e privada;
• Portadores de doenças crônicas*;
• Povos indígenas;
• Pessoas privadas de liberdade (adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas); e
• Funcionários do sistema prisional.

*Os portadores de doenças crônicas não transmissíveis devem apresentar prescrição médica no ato da vacinação, pois a campanha não possui uma meta específica de vacinação para o grupo. Já os pacientes cadastrados em programas de controle das doenças crônicas (hipertensão, diabetes, transplantados etc.) do Sistema Único de Saúde (SUS) devem se dirigir aos postos em que estão registrados para receberem a vacina, sem a necessidade de prescrição médica. 

A vacina é contraindicada para pessoas com histórico de reação alérgica prévia em doses anteriores ou para pessoas que tenham alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados.

PREVENÇÃO - A transmissão dos vírus Influenza acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz). O Ministério da Saúde orienta lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o rosto; não compartilhar objetos de uso pessoal; além de evitar locais com aglomeração de pessoas, como medida simples de prevenção da doença.

REAÇÃO ADVERSA - Após a aplicação da vacina, podem ocorrer, de forma rara, dor no local da injeção, eritema (vermelhidão congestiva da pele) e enrijecimento. São manifestações consideradas benignas, cujos efeitos costumam passar em 48 horas.

Caso as pessoas vacinadas apresentem os sintomas da gripe (especialmente se são integrantes de grupos mais vulneráveis às complicações) é indispensável procurar orientação médica. 

O Centro de Saúde é formado por profissionais da rede municipal de saúde e da UFOP, conforme convênio firmado entre a Universidade e a Prefeitura Municipal de Ouro Preto, para prestar assistência qualificada na prevenção de doenças e voltada para a promoção de hábitos de vida saudáveis. Oferece consultas gratuitas em clínica médica, pediatria, ginecologia, enfermagem, nutrição, psicologia, vacinas e imunizações, entre outros. 

A marcação de horários para consultas médicas é feita pessoalmente e para demais atendimentos em saúde, pelo telefone: (31) 3559-1284. 
 
Acesse o site para mais informações.
 
Confira abaixo as categorias de risco clínico em que a vacinação é orientada pelo Ministério da Saúde:
 

Veja também

26 Abril 2023

O Setor Odontológico da UFOP firmou parceria com o Conselho Regional de Odontologia de Minas Gerais (CRO-MG) para realização de...

Leia mais

27 Março 2023

A ação é realizada pelo Centro de Saúde. O público-alvo são os alunos e servidores que ainda não tenham sido...

Leia mais

23 Março 2023

A coordenação do projeto vai selecionar seis estudantes para cadastro reserva. Os selecionados poderão ser chamados para preencher a vaga...

Leia mais

10 Março 2023

O Departamento de Clínica Pediátrica e do Adulto da Escola de Medicina (Emed), junto com os alunos da Liga Acadêmica...

Leia mais