Ir para o conteúdo

Carta da reitoria da UFOP sobre o falecimento do reitor da UFSC

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Foi com extremo pesar e consternação que recebemos a notícia do falecimento do reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Luiz Carlos Cancellier de Olivo tomou posse na reitoria da universidade em 2016. Antes disso, o professor chefiou o Departamento de Direito da UFSC e presidiu a Fundação José Arthur Boiteux (Funjab). Foi também diretor do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da UFSC.
 
A consternação ainda persiste, especialmente por uma série de princípios em que acreditamos e pelos quais lutamos diuturnamente no campo da educação: a democracia, a cidadania, o respeito ao outro, o tratamento justo e igualitário a toda e qualquer pessoa.
 
A nosso ver, há uma série de questões e contextos relativos ao triste acontecimento que colocam em xeque direitos constitucionais básicos, como a presunção de inocência, a ampla defesa e a transparência sobre qualquer processo judicial ou de investigação que nos é imputado. Tais princípios servem justamente para garantir que seja apurada, esclarecida e julgada devidamente, dentro dos trâmites e processos legais previstos, toda e qualquer acusação. Mais que tudo isso, esses princípios asseguram a crença em um estado efetivamente justo, igualitário, democrático.
 
Espetacularizar qualquer processo de investigação ou policial, infelizmente, é abrir mão dos trâmites que nos garantem a justiça para investir na vaidade, no poder e no show que se conclama pretensiosa e erroneamente como “uma outra justiça”.
 
Não abrimos mão da defesa das obrigações e deveres de qualquer servidor público no exercício de sua função. Pelo contrário, os destacamos, respeitamos e seguimos, sem qualquer complacência. Só não podemos admitir a irresponsabilidade sobre o que é justo e constitucional no cuidado que cabe a cada instituição, setor, lugar, função. Este é o dever de todos os atores em um ambiente democrático.
 
Cláudia Marliére
Reitora da Universidade Federal de Ouro Preto
 
Hermínio Nalini
Vice-Reitor da Universidade Federal de Ouro Preto

Veja também

22 Fevereiro 2024

A reestruturação da carreira das servidoras e servidores técnico-administrativos representa um dos principais desafios a serem superados pela universidade federal...

Leia mais

15 Janeiro 2024

Com entusiasmo, damos as boas-vindas a todas, todos e todes na retomada do semestre letivo. Desejamos sucesso aos estudantes, aos...

Leia mais

15 Dezembro 2023

Com informações da Andifes Em nota, os reitores e reitoras da Andifes manifestam preocupação com a situação orçamentária pela qual...

Leia mais

17 Novembro 2023

O ideal seria que vivêssemos em um país com maior justiça social. Que a cor da pele, a origem e...

Leia mais