skip to content

Carta da reitoria da UFOP sobre o falecimento do reitor da UFSC

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Foi com extremo pesar e consternação que recebemos a notícia do falecimento do reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Luiz Carlos Cancellier de Olivo tomou posse na reitoria da universidade em 2016. Antes disso, o professor chefiou o Departamento de Direito da UFSC e presidiu a Fundação José Arthur Boiteux (Funjab). Foi também diretor do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da UFSC.
 
A consternação ainda persiste, especialmente por uma série de princípios em que acreditamos e pelos quais lutamos diuturnamente no campo da educação: a democracia, a cidadania, o respeito ao outro, o tratamento justo e igualitário a toda e qualquer pessoa.
 
A nosso ver, há uma série de questões e contextos relativos ao triste acontecimento que colocam em xeque direitos constitucionais básicos, como a presunção de inocência, a ampla defesa e a transparência sobre qualquer processo judicial ou de investigação que nos é imputado. Tais princípios servem justamente para garantir que seja apurada, esclarecida e julgada devidamente, dentro dos trâmites e processos legais previstos, toda e qualquer acusação. Mais que tudo isso, esses princípios asseguram a crença em um estado efetivamente justo, igualitário, democrático.
 
Espetacularizar qualquer processo de investigação ou policial, infelizmente, é abrir mão dos trâmites que nos garantem a justiça para investir na vaidade, no poder e no show que se conclama pretensiosa e erroneamente como “uma outra justiça”.
 
Não abrimos mão da defesa das obrigações e deveres de qualquer servidor público no exercício de sua função. Pelo contrário, os destacamos, respeitamos e seguimos, sem qualquer complacência. Só não podemos admitir a irresponsabilidade sobre o que é justo e constitucional no cuidado que cabe a cada instituição, setor, lugar, função. Este é o dever de todos os atores em um ambiente democrático.
 
Cláudia Marliére
Reitora da Universidade Federal de Ouro Preto
 
Hermínio Nalini
Vice-Reitor da Universidade Federal de Ouro Preto

Veja também

22 Dezembro 2017

Ato respeita o interesse e a discricionariedade da Administração Pública, e também a solicitação do Grupo de Estudos e Pesquisas...

Leia mais

11 Dezembro 2017

Os reitores das Instituições Públicas de Ensino Superior de Minas Gerais, representados pelo Fórum de Dirigentes das Instituições Públicas de...

Leia mais

29 Setembro 2017

Acompanhe a 307ª Reunião Ordinária do Conselho Universitário (CUNI) no link: https://youtu.be/XgwndJXVPL4

Leia mais

25 Setembro 2017

Por: Cláudia Aparecida Marliére de Lima - reitora Hermínio Arias Nalini Júnior - vice-reitor A volta às aulas é sempre...

Leia mais