skip to content

Parceria entre FGV e UFOP facilita desenvolvimento de programas de pós-graduação

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Agliene Melquíades
O Doutorado Interinstitucional (DINTER) promove a troca de conhecimento por meio da criação de turmas de doutorado, que são conduzidas por uma instituição promotora dentro da universidade contemplada pelo programa. Desenvolvida pela CAPES, possibilita a parceria entre a UFOP e a Fundação Getúlio Vargas, que ministra aulas para 20 professores, lotados no Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), na Escola de Minas, no Centro de Educação Aberta e a Distancia (CEAD) e no Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas (ICEA). 

No primeiro ano do programa, os alunos participaram de disciplinas presenciais, que ocorreram no ICSA. De acordo com o professor e pesquisador na área de Gestão de Operações e Estratégia da FGV–SP, Luiz Brito, os debates em sala se preocupam com a aplicação efetiva do conhecimento ao cotidiano. "O que estamos discutindo é um chamamento a pesquisas que tenham impacto na sociedade, que vão transformar a realidade na qual as universidades estão inseridas. O acadêmico bom é o que está conectado à prática", revela. 

Ao viabilizar a formação de doutores, o DINTER abre caminhos para a criação de programas de mestrado e doutorado na Universidade. O programa recebe apoio da Reitoria, da PROPP, Unidades Acadêmicas e departamentos de todos os campi que participam. 

Para o professor do curso de Administração da UFOP, Fábio Viana de Moura, "o Dinter UFOP/FGV foi uma das ações mais acertadas da Universidade nos últimos anos. A UFOP formará 20 professores na melhor escola de Administração do Brasil. Se tudo caminhar como está, rapidamente a turma formada participará de programas de pós-graduação nas áreas em que atuam, o que irá reforçar o protagonismo da Universidade no atendimento a demandas sociais locais e nacionais, além da capacitação de seu corpo técnico", assinala.

Veja também

22 Fevereiro 2018

Foram entregues na última terça (20) os certificados do curso de pós-graduação em Educação Ambiental. 78 alunos concluíram a especialização,...

Leia mais

31 Janeiro 2018

O Programa de Pós-Graduação em Ciências - Física de Materiais (Fimat) informa que entre 26 fevereiro e 02 de março...

Leia mais

29 Janeiro 2018

As aulas do Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada (PPEA) começam quinta-feira (1). Nesta semana, ocorrem as disciplinas de nivelamento...

Leia mais

23 Janeiro 2018

As inscrições para o mestrado e doutorado em Ciências Farmacêuticas acontecem nos dias 29 e 30 de janeiro. A seleção...

Leia mais