Ir para o conteúdo

Aula inaugural do PPEA aborda impactos da pobreza no capital humano ao nascer

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Com o tema “Os efeitos da pobreza no nascimento sobre o capital humano ao longo da vida", a aula inaugural da terceira turma do Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada (PPEA) ocorreu nesta quinta-feira (12), no auditório do Instituto de Ciências Humanas Sociais (ICHS). A aula foi ministrada pelo professor Naercio Aquino Menezes Filho, um dos maiores especialistas em pesquisas sobre Capital Humano e temas relacionados a educação e distribuição de renda. 
 
Naercio falou sobre sua pesquisa, que aborda os impactos da pobreza no capital humano ao nascer, utilizando dados do ano de 1993, em que cerca de 5500 crianças nasceram em Pelotas (RS), em um contexto no qual a inflação acumulada chegava a mais de 30% ao mês, e com grande instabilidade mensal do valor do salário mínimo. O estudo observa como as condições econômicas enfrentadas pela família no dia em que a criança nasce podem influenciar todo o desenvolvimento futuro dela. Neste sentido, constata-se que pessoas que nasceram no início do mês, com inflação menor, estão menos propensas a apresentar dificuldades no desenvolvimento cerebral e em habilidades socioemocionais do que as que nasceram no final do mês, com alta inflação aliada à instabilidade do salário mínimo na época. 
A pesquisa defende que, em uma situação econômica mais desfavorável, as mães estão mais suscetíveis a desenvolverem estresse ou depressão pós-parto, de forma a afetar a interação entre a mãe e o bebê, dificultando o desenvolvimento do capital humano e das habilidades emocionais da criança. O professor ressalta que a primeira infância, ou os primeiros mil dias, são fundamentais para o desenvolvimento, pois é neste período que importantes estruturas cerebrais e funções psicológicas são desenvolvidas. As experiências neste período afetam o processo de desenvolvimento do cérebro e podem modificar sua estrutura, gerando futuras dificuldades de aprendizagem e desenvolvimento, por exemplo, e nas habilidades socioemocionais, como persistência, amabilidade, empatia e resiliência.
 
A partir dos resultados do estudo, Naercio apontou que, quanto mais recursos investidos na infância, menos terão que ser utilizados no futuro para reparação das dificuldades de desenvolvimento. Neste sentido, o professor reforça a necessidade de cuidado e investimento nas crianças de baixa renda, e a importância das políticas públicas neste sentido. 
 
A CERIMÔNIA - Após a aula, os novos coordenadores do PPEA foram apresentados. O Prof. Dr. Heder Carlos de Oliveira e Profa. Dra. Francisca Diana Ferreira Viana atuarão respectivamente como coordenador e vice-coordenadora do programa de abril de 2018 a abril de 2020. A solenidade contou também com a presença do Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Sérgio Francisco de Aquino. 
 
O professor Heder comentou que tem sido gratificante ver o crescimento dos programas de pós-graduação do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), que atualmente conta com programas em Economia Aplicada e Comunicação. De acordo com ele, a terceira turma do programa é composta por 15 estudantes de diversas universidades do Brasil, que foram selecionados dentre 109 candidatos que concorreram às vagas através da prova da Associação Nacional dos Centros de Pós-Graduação em Economia (ANPEC). “É muito enriquecedor para nós e para eles o fato de virem de instituições diferentes e agora estarem aqui unidos. A discussão acadêmica e científica só tende a ganhar”, declarou Heder.
 
Para o mestrando da terceira turma do PPEA e graduado em Economia pela PUC-MG, Igor Ribeiro de Almeida, ingressar no PPEA é "uma superação e um novo desafio para uma nova trajetória".

Veja também

27 Fevereiro 2024

Interessados devem preencher o formulário e enviá-lo para o e-mail mpec@ufop.edu.br até o próximo domingo (3). O resultado será divulgado...

Leia mais

26 Fevereiro 2024

Interessados devem preencher o formulário disponível no site do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica (Propem) até a próxima quarta-feira...

Leia mais

21 Fevereiro 2024

A Coordenação do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências - nível mestrado profissional (MPEC), da Universidade Federal de Ouro...

Leia mais

25 Janeiro 2024

O Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada (PPEA) da UFOP abre processo de candidatura para interessados em cursar...

Leia mais