Ir para o conteúdo

UFOP publica pesquisa sobre nova formulação para tratamento de Leishmaniose

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Em parceria com o professor Frederic Frezard, da UFMG, o Núcleo de Pesquisas de Ciências Biológicas (NUPEB), em conjunto com o professor Levi Eduardo Soares, desenvolveu estudo sobre um fármaco utilizado para o tratamento de Leishmaniose visceral. 
 
O experimento consiste no desenvolvimento de um lipossoma-vesícula no qual o fármaco fica armazenado. O teste em camundongos revelou uma diminuição de inflamações no fígado, além de diminuir o número de parasitas no baço e fígado. Os resultados da pesquisa foram publicados na revista Antimicrobial Agents and Chemotherapy, periódico importante na área e de impacto internacional. Confira aqui os resultados na íntegra. 
 
O estado de Minas Gerais teve um crescimento de 62% na doença nos últimos três anos. A Leishmaniose é uma infecção parasitária transmitida pelo mosquito-palha, que pode picar cães e humanos e causa úlceras, inchaço do baço e fígado, anemia e febres prolongadas.

Veja também

24 Abril 2024

A obra, intitulada de “O homem handebol” ,de autoria do professor titular aposentado da Escola de Educação Física da UFOP,...

Leia mais

23 Abril 2024

O aluno Unaê Antunes Tupinambás, graduando no curso de Sistemas de Informação da UFOP, teve seu trabalho selecionado para o...

Leia mais

15 Abril 2024

O prazo vai até 30 de abril. Os interessados devem verificar as diretrizes para submissão no site da revista. A...

Leia mais

12 Abril 2024

O Centro de Artes e Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto foi palco da 9ª edição da Escola Regional...

Leia mais