Ir para o conteúdo

UFOP Conhecimento traz pesquisas sobre Finanças Comportamentais

Twitter icon
Facebook icon
Google icon

Você já parou para pensar que aspectos psicológicos e sociológicos podem interferir nas suas decisões financeiras? Pois o professor do departamento de Ciências Econômicas da UFOP, Thiago Barros, não só pensou, como desenvolveu três pesquisas relacionadas ao tema, a partir desses aspectos.

Uma de suas pesquisas teve a ideia central de captar o grau de aversão ao risco dos indivíduos antes à uma tomada de decisão. Os resultados encontrados, quando ao ganho, mostraram que as pessoas preferem a possibilidade de um ganho mais conservador, mas certeiro. Quando se trata de perda, as pessoas assumem um risco maior, visando perder menos, mesmo que os cenários indiquem o contrário. Quanto ao gênero, a pesquisa revela que as mulheres são mais avessas ao risco do que os homens. 

CORRETORES - Outro projeto estuda o comportamento dos corretores de bolsas de valores.  Em sua pesquisa, percebeu-se que muitas vezes este profissionais tomam suas decisões sem levar em contar modelos robustos e sofisticados amplamente estudados nas academias. 

O que chamou a atenção do pesquisador foi o fato de os profissionais dessas áreas se basearem em informações que circulam em suas redes sociais.  “É interessante saber que você aprende tanta coisa na universidade, com modelos sofisticados, mas, no fim, os aspectos sociais, como relacionamento e dicas de outros corretores estão sendo priorizados na hora de uma decisão muito séria, que é transacionar milhões no mercado financeiro”, aponta. 

A terceira pesquisa, ainda em andamento, diz respeito à postura de conselheiros de administração de empresas de capital aberto que participam de mais de um empreendimento. No caso, o estudo mostra como um posicionamento de um conselheiro que se encontra nesta situação pode afetar as decisões financeiras de uma firma.

Confira aqui o programa da TV UFOP.