Ir para o conteúdo

Start Day destaca projetos inovadores na UFOP

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Íris Jesus
Na última semana, o jardim da Escola de Minas deu espaço para a primeira edição do Start Day, iniciativa de apoio à inovação na universidade. Com cerca de 30 projetos expostos, o evento representa o trabalho final das disciplinas de Empreendedorismo e Ações Empreendedoras.

Promovido pelo Centro de Referência de Inovação e Empreendedorismo (CRIE) e pelo Departamento de Engenharia de Produção da UFOP (DEPRO), o Start Day contou também com o apoio do Centro de Referência em Incubação de Empresas e Projetos de Ouro Preto (Incultec), além de docentes e discentes ligados aos diversos cursos envolvidos.

Para o organizador do evento, professor André Luís Silva, a ocasião representa a “ponte entre as disciplinas de empreendedorismo, as demais disciplinas da UFOP e o mercado de trabalho”. André acrescenta ainda que a iniciativa representa um elo “entre empresas parceiras e projetos que podem atender a essas demandas”. 

start4.jpg

Íris Jesus
Prof. André Luís Silva, um dos organizadores do evento
 
INVESTIMENTO - Segundo o expositor e aluno de Ciências da Computação, Danilo Machado, a experiência é válida no sentido do apoio e da divulgação que a ocasião traz para os projetos: “Existem boas ideias que às vezes não dão certo por falta de incentivo. E o fato de esse trabalho ser algo da disciplina motiva os alunos a produzir e mostrar suas ideias, ajudando assim na divulgação”. 

O aluno destaca também a importância da disciplina no desenvolvimento dos projetos, afirmando que, a partir dessa experiência, foi possível calcular os riscos e investimentos envolvidos em uma possível comercialização dos produtos. “Hoje, muitas pessoas investem no mercado de startups, e, na hora de colocar uma empresa para funcionar, existem muitas regras a serem cumpridas, e essa disciplina dá um bom embasamento para isso, pra que os alunos façam uma análise global da situação”, relata. 
 

start2.jpg

Íris Jesus
Alunas do projeto Casa de Atenção às Mulheres
 
RESULTADO - Na ocasião, os projetos premiados foram: Giros, em primeiro lugar; Casa de atenção às mulheres, em segundo; e Med Line, em terceiro. Os vencedores receberão treinamentos e cursos de apoio ao desenvolvimento de suas atividades, oferecidos pela Incultec.

CRIE - O Centro de Referência em Inovação Empreendedorismo é um laboratório destinado a fomentar projetos de inovação e empreendedorismo de estudantes e professores da UFOP. Sua fundação se deu em 2016 em uma ação conjunta entre a Escola de Minas e o Departamento de Engenharia de Produção. 
 
Confira também a matéria realizada pela TV UFOP sobre o evento aqui