Programa de acessibilidade é desenvolvido por aluno de Ciência da Computação

O programa, intitulado IntraNEI, foi desenvolvido pelo aluno do curso de Ciência da Computação, Fábio José de Mendonça Filho. O objetivo do projeto é padronizar e facilitar o acesso a informações relativas a especificidades de alunos atendidos pelo Núcleo de Educação Inclusiva (NEI) da UFOP.

Segundo Fábio, a proposta do programa é otimizar o trabalho desenvolvido pelo NEI e, assim, melhorar a experiência acadêmica dos alunos com deficiência a partir de tecnologias assistivas.

A ideia para a criação do programa surgiu de um trabalho realizado para a disciplina Banco de Dados. Com o sucesso da proposta, Fábio decidiu dar continuidade ao projeto, resultando em seu trabalho de conclusão de curso, orientado pela professora do Departamento de Computação (DECOM) Amanda Nascimento e co-orientado pela coordenadora do NEI, Adriene Santanna.

De acordo com Adriene, a proposta do programa é facilitar o acesso a informações dos alunos com deficiência. "Com o IntraNEI será possível ter todos os dados desses alunos e, assim, garantir o registro da memória e do desenvolvimento deles. Além, é claro, de otimizar o uso dessas informações dentro de outros departamentos da universidade, como a PRACE e o Centro de Saúde, por exemplo", ressalta.

Como explica Fábio, a ideia do programa é simples e atenderá a uma demanda importante no Núcleo. "Nossa proposta é utilizar a ciência da computação para criar ferramentas que facilitem o trabalho humano", acrescenta. O programa já está sendo utilizado pelo NEI, mas ainda está na fase de inserção de informações no banco de dados.