Professor da UFOP publicará livro sobre cinema

O docente do curso de Jornalismo Adriano Medeiros da Rocha foi contemplado, por meio de edital da Editora UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), para publicação de sua obra O herói no cinema brasileiro contemporâneo, com prefácio assinado pelo cineasta brasileiro Helvécio Ratton, diretor do filme Batismo de Sangue (2007).

O livro é resultado das pesquisas feitas durante seu doutorado, desenvolvidas na Escola de Belas Artes da UFMG e no Departamento de Audiovisual da Universitat Autònoma de Barcelona, na Espanha. Nesse período, o professor Adriano Medeiros promoveu contatos para desenvolver parcerias entre a Europa e o Brasil nas produções cinematográficas, especialmente por meio do Parc Audiovisual da Catalunya.

Os estudos em questão abordam o mito do herói no cinema brasileiro contemporâneo a partir do período conhecido como Retomada do Cinema Brasileiro (1990), entendendo o conceito de herói como algo importante para a construção da cultura brasileira.