Ir para o conteúdo

Professor da Engenharia Civil fará palestra sobre rejeitos da lama no Museu do Amanhã

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Com Danielle Campez
 
O professor do programa de Pós-graduação em Engenharia Civil da UFOP, Ricardo Fiorotti, estará na quinta (14), no Museu do Amanhã, Rio de Janeiro, para a conversa "Barragens: o que fazer com os resíduos da mineração?", às 16h30, com o também professor Marcelo Motta, da PUC-Rio. 
 
Tendo como ponto de partida o rompimento das barragens do Fundão e Santarém, que destruiu o distrito de Bento Rodrigues e atingiu diversos municípios, a palestra discutirá o alto risco da mineração. Das 445 barragens de rejeitos existentes em Minas Gerais, mais de 30 estão sob risco de rompimento. Medidas para evitar a tragédia e uma nova destinação para os rejeitos, além de estocá-los, estarão em pauta.
 
Mais informações sobre o Museu do Amanhã no site.
 
Pesquisa coordenada por Fiorotti propõe aproveitamento da lama de rejeitos
 
O Grupo de Pesquisas RECICLOS-CNPq da UFOP vem desenvolvendo nos últimos anos, diversos trabalhos relacionados aos rejeitos da mineração e a utilização da lama. Essas pesquisas apontam para alternativas que poderiam contribuir para a minimização dos impactos ambientais bem como redução dos riscos potenciais das barragens de rejeitos de minério de ferro. 
 
 
Coordenador do projeto, Fiorotti explica que trata-se basicamente de “soprar” a lama e separar os materiais nela existentes - tanto o material bruto quanto o material processado. Esse processo possibillita a incorporação de até 80% da lama no lugar de areia na produção de materiais para a construção civil. Os novos produtos são eficientes também do ponto de vista da utilização. O projeto já produziu concreto, argamassa, tijolos e bloco de pavimentação (foto). “Todas essas produções são idênticas ao convencional. A única diferença está na cor, que é avermelhada”, explica o professor. 
 
Leia também: