Ir para o conteúdo

Nite divulga sua centésima patente

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Íris Jesus
Um produto inovador, que seja fruto de uma atividade inventiva e tenha aplicabilidade, surge a todo momento na UFOP. Vários departamentos da Universidade criam novas ideias e, a partir disso, depositam suas patentes no Núcleo de Inovação Tecnológica e Empreendedorismo (Nite). Na quarta-feira (27), o Núcleo depositou sua centésima patente nacional, pertencente aos Departamentos de Farmácia e Metalurgia. 

Os pesquisadores que se unem ao Nite contam com equipe especializada em propriedade intelectual, apoio técnico e capital intelectual em nome de uma Universidade Federal. O processo realizado através no Nite garante ainda custos reduzidos e o registro de patentes, realizado pela Universidade, o que exime o pesquisador do trabalho burocrático. A proteção de patentes faz com que a Instituição tenha a concessão pública para explorar exclusivamente o produto. 

Os departamentos que mais investem em pesquisa e são líderes em registros de patentes são o Departamento de Química com 23 patentes, Departamento de Farmácia com 20, Departamento de Metalurgia obtendo 16, Departamento de Ciências biológicas com 15 e empatados na quinta posição os Departamentos de Física e Análises Clínicas com 11 patentes.

De acordo com a equipe do Nite, o Núcleo tem trabalhado para realizar uma parceria entre pesquisadores e Universidade, buscando um maior entendimento dos produtos desenvolvidos nos laboratórios da UFOP. Para auxílio dos pesquisadores, a equipe Nite está em fase final da elaboração de uma cartilha que irá esclarecer todas as dúvidas sobre o processo. 

Para mais informações sobre depósito e registro de patentes, entre em contato com o Nite pelo telefone 3559-1369 ou pelo e-mail nite@propp.ufop.br