II Workshop da Computação recebe cientista do Departamento de Energia Americano

Íris Jesus

A 2ª edição do Workshop da Computação tem movimentado o Iceb com programação intensa para os alunos. O evento é uma parceria entre a graduação e a pós-graduação em Ciências da Computação do campus Ouro Preto, além dos cursos de Engenharia de Computação e Sistemas de Informação do campus João Monlevade. A coordenadora do evento, Andrea Campos, acredita que sua realização é fundamental para a formação. "A ideia principal é trazer os alunos para perto dos professores, trocar experiências, motivar os alunos a participar, a interagir, nessa coisa gostosa que é fazer ciência", analisa.

Durante a cerimônia de abertura, Rodrigo Bianchi, pró-reitor de Planejamento, enfatizou a importância de fomentar o desenvolvimento de tecnologias. "Estamos preparando alunos para um futuro que ainda não conhecemos", afirmou.

A cientista da computação Dra. Daniela Ushizima deu início as palestras relatando suas experiências de pesquisa no Lawrence Berkeley National Laboratory e no Departamento de Energia Americano, onde trabalha. Pelo trabalho que tem desenvolvido, recebeu o Prêmio de Jovem Pesquisador nos Estados Unidos.

A Competição de Sistemas Embarcados abriu a programação de quinta-feira (5) e contou com o apoio da Intel, que forneceu o material necessário. A empresa reúne times e os alunos desenvolvem projetos com placas. A competição é nacional, e Ouro Preto está recebendo pela primeira vez uma das etapas preliminares. Dentre os trabalhos desenvolvidos, estão robôs e tecnologias que envolvem diversas áreas, como controle da qualidade do ar em ambientes fechados e até mesmo criptografia em chamadas telefônicas.

O evento se encerra, na sexta, com a Maratona de Programação, voltada para alunos de todos os cursos. A atividade consiste na resolução de problemas por meio da criação de software. "É uma atividade divertida porque envolve tempo, rapidez, qualidade e otimização do software, de uma forma que o aluno aprende se divertindo", finaliza Andrea.