Ir para o conteúdo

Grupo de pesquisa em resíduos sólidos ganha prêmios de inovação e sustentabilidade

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Divulgação RECICLOS

O Grupo de Pesquisa em Resíduos Sólidos (RECICLOS - CNPq) da UFOP recebeu dois prêmios em evento de Inovação e Sustentabilidade. A premiação aconteceu em dezembro de 2016 e os projetos da RECICLOS conquistaram o segundo lugar na categoria de Pesquisa Acadêmica e o terceiro lugar na categoria Materiais e Componentes.

O projeto "Novo aditivo incorporador de ar biodegradável de alta performance" desenvolveu estudos sobre a utilização de um aditivo incorporador base de ar para concretos e argamassas. O aditivo é um materiao que, ao ser adicionado à matriz cimentícia (composta por água, agregados, cimeto ou fibras), antes ou durante a mistura, tem como objetivo modificar algumas propriedades para adequá-las a determinadas condições ou aumentar seu desempenho. Entre os exemplos estão o aumento à trabalhabilidade do concreto ou argamassa sem aumentar o consumo de água, a incorporação de microbolhas de ar e o controle do desenvolvimento da resistência nas primeiras idades, entre outros.

O uso de aditivos no concreto é responsável por avanços na indústria de construção civil e no desenvolvimento de materiais com maior resistência, durabilidade e estruturas mais esbeltas. O desenvolvimnto do aditivo começou em 2014, a partir da dissertação de mestrado da doutiranda Júlia Castro Mendes, sob  orienação do professor do curso de Engenharia Civil, Ricardo Fiorotti. A estudo propôes o uso de moléculas de Linear Alquil Benzeno Sulfonato de Sódio (LAS), um componente ativio do detergente domésico, como agente incorporador de ar (AIA.)

 

 

"O projeto trata do desenvolvimento de um novo aditivo incorporador de ar para concretos e argamassas, baseado em LAS, o princípio ativo de Detergentes Lava-Louças. Os aditivos incorporadores de ar inserem microbolhas homogeneamente distribuídas pela matriz e melhoram diversas de suas propriedades, como coesão, trabalhabilidade, massa específica e isolamento térmico. O LAS é um surfactante biodegradável, daí temos um material, além de altamente benéfico para as matrizes cimentícias, ainda sustentável", afirma Júlia.

REJEITO DE BARRAGEM - O projeto "Pavers Sustentáveis com Rejeito de Barragem de Minério de Ferro" é um projeto que desenvolve a aplicação de rejeito de barragem de minério de ferro (RBMF) como matéria-prima para a construção civil e infraestrutura rodoviária. O desenvolvimento das aplicações do rejeito de minério de ferro começou em 2010, com o Projeto de pesquisa "Reutilização de resíduos sólidos de indústria de base mineral como matriz para produção de concretos e argamassas". Como resultados da pesquisa, constatou-se que a produção de pavers com rejeito seria uma alternativa viável para a redução de passivos ambientais e socias.

 

De acordo com o estudo, uma solução de pavimentação de fácil aplicação, resistente e durável são os pisos intertravados, os pavers, peças modulares de concreto destinada a pavimentação, para veículos ou pedestres. A utilização de rejeitos como matéria prima reduz o curso de produção e operacional destes elementos. Os trabalhos para a caracterização dos elementos obtidos foi realizada pelo professor Sidney Nicodemos da Silva, do Cefet-MG, e com colaboração do professor Ricardo Fiorotti.


Segundo Júlia, "o projeto dos pavers sustentáveis é a respeito de blocos de pavimentação intertravados de concreto feitos com até 80% de Rejeito de Barragem de Minério de Ferro (RBMF). Esses pavers sustentáveis, além de retirar RBMF das barragens e mitigar seus impactos ambientais, ainda apresentaram performance superior aos pavimento convencionais em diversos aspectos, como durabilidade e resistência à abrasão".

bloco_reciclos.jpg

RECICLOS
Bloco intertravado com 80% de rejeito de barragem de minério
O GRUPO - O RECICLOS é um grupo de pesquisa em desenvolvimento sustentável , reciclagem e conservação de recursos naturais. O grupo estuda e desenvolve soluções técnicas, econômicas e ambientamente adequadas para a reutilização de resíduos sólidos de grande geração, como materiais para construção civil, infraestrutura urbana e construção pesada. O grupo está ligado do Programa de Pós-graduação do Departamento de Engenharia Cvil (DECIV) e está instalado no Laboratório de Materiais de Construção Civil (lmc²), também do DECIV, na Escola de Minas. 

A PREMIAÇÃO - Os dois projetos foram premiados na 21ª edição do prêmio de Inovação e Sustentabilidade da Câmara Brasileira da Indústria da Construção, em dezembro de 2016. A iniciativa é da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat) da própria entidade e foram premiados cinco projetos nas áreas de Pesquisa Acadêmica, Materiais e Componentes; Sistemas Construtivos, Gestão da Produção de P&D e Tecnologia da Informação para a Construção (TICs).