Ferramenta criada na UFOP é utilizada por importantes centros de pesquisa do país

Íris Zanetti

O TerraME, plataforma de modelagem ambiental desenvolvido pelo Laboratório de Modelagem e Simulação de Sistemas Terrestres (TerraLAB), do Departamento de Computação da UFOP, se tornou uma importante ferramenta para pesquisadores e entidades governamentais.

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), por exemplo, é um dos parceiros do laboratório, e utiliza o software para questões relacionadas às mudanças de uso e cobertura do solo. Outra parceira é a Fundação Oswaldo Cruz, que adota a plataforma para assuntos ligados ao controle de doenças tropicais, como a dengue. No caso da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o TerraME é usado em análises referentes a efeitos das erosões, mudanças climáticas e produção de grãos.

O projeto, que visa entender as interações entre a sociedade e a natureza, assim como gerar cenários sobre variações ambientais futuras, é desenvolvido por alunos de graduação e pós-graduação. O coordenador do laboratório, o professor Tiago Garcia de Senna Carneiro, afirma que “o software tem permitido a diversas instituições avaliar e criar políticas públicas por meio da análise de cenários simulados por computador”.

Além do TerraME, a parceria entre INPE e UFOP acaba de produzir uma nova versão do sistema LuccME, que estende o TerraME com diversas ferramentas para simular a ocupação da superfície terrestre pela sociedade. Saiba mais sobre o uso do software pelo INPE aqui.