FAPEMIG lança portal de periódicos incluindo publicações da UFOP

O Portal Periódicos de Minas será apresentado durante a Inova Minas FAPEMIG 2017. O projeto é resultado de uma parceria entre a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) e a UFMG, e visa divulgar e apoiar a produção de periódicos científicos e tecnológicos do estado. A UFOP possui 10 periódicos cadastrados no portal.

O lançamento contará com o presidente da Fapemig, Evaldo Ferreira Vilela, e com Sérgio Dias Cirino, professor da UFMG e coordenador da Política de Periódicos para Minas Gerais. Serão apresentados os dados coletados pela pesquisa da política, que já identificou mais de 300 periódicos em Minas. O evento ainda terá uma palestra ministrada pelo professor Ronaldo Ferreira de Araújo, da Universidade Federal de Alagoas.

O evento de lançamento será no dia 15 de setembro, às 14h, no Auditório do Memorial Minas Gerais Vale (Praça da Liberdade), em Belo Horizonte.

INOVA MINAS - O evento vai acontecer nos dias 15,16 e 17 de setembro, no Circuito Cultural da Praça da Liberdade, tendo como objetivo divulgar projetos de pesquisa realizados pelas universidades, centros de pesquisa e empresas para o desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação no Estado de Minas Gerais.

PARTICIPAÇÃO - Na ocasião da Mostra Inova Minas, serão apresentados três trabalhos desenvolvidos na UFOP: O "Irrigosystem" (sistema automático para irrigação), produzido pelo professor do DECAT Alan Kardek Rêgo Segundo; o "Ponto Ótimo", do professor do DECOM Marco Antônio Moreira Carvalho; e o "Sistema para medir a pressão arterial em ratos", desenvolvido por Rodrigo Marcos Venâncio, graduado em Engenharia de Controle e Automação.