Estudante da UFOP apresenta trabalhos no 5Th Pan-American Dengue Research Meeting

O aluno do curso de Ciências Econômicas, Luiz Antonio Fernandez de Salles, apresentou trabalhos no 5Th Pan-American Dengue Research Meeting, congresso realizado na Cidade do Panamá.

O projeto foi desenvolvido em colaboração com o laboratório TerraLab/INPE/UFOP, sob orientação do professor Tiago Carneiro, com  o LBTM, sob orientação da professora Maria Célia Lanna, do departamento de biologia, com a Secretaria de Saúde de Ouro Preto e com a empresa FieldReport, que está implementando o sistema de coleta de dados no município de Ouro Preto. A pesquisa mostra como é possível organizar uma base de dados em municípios de pequeno porte com um custo relativamente baixo para controle de endemias como dengue, esquistossomose, entre outras.

Um dos trabalhos, intitulado "Municipal Database and Contingency Plan for Dengue Prevention in Brasil", trata de prevenção da dengue, que tem sido a mais notória doença epidêmica no Brasil. O objetivo do estudo era usar o banco de dados da doença em Ouro Preto para dar suporte ao Plano de Contingência criado em 2015 pelo Ministério da Saúde, para que ele seja implementado na cidade.

O outro trabalho, intitulado "Gis for Dengue Prevention in Brasil  from the Municipal Database", usou o banco de dados municipal e métodos geoinformáticos para aprimorar as ações do Plano de Contingência em Ouro Preto.
O projeto foi financiado pela PROEX e pela CAPES, em parceria com a Prefeitura de Ouro Preto.