Ir para o conteúdo

Dia C da Ciência leva conhecimento científico para a comunidade

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Tuila Dias
Com: 
Luiza Boareto

O Dia C da Ciência é uma mobilização das universidades e institutos federais em todo o Brasil, durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, e ocorreu na quarta (25). A iniciativa foi do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação das Instituições Federais de Ensino (FOPROP). Em todo o país aconteceram atividades em escolas, museus, espaços públicos, espaços institucionais próprios e externos, para mostrar à comunidade o conhecimento produzido pelos institutos de ciência e tecnologia. A UFOP promoveu nessa data diversas atividades e exposições em Ouro Preto, Mariana e João Monlevade. 

Em Ouro Preto, as ações estiveram concentradas na Praça Tiradentes e no Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas, na região central da cidade e receberam, principalmente, estudantes da educação básica. Entre as atividades apresentadas na praça estiveram o "Minemática" - um projeto que mistura o jogo eletrônico Minecraft com matemática, a fim de melhorar o ensino de conceitos básicos da matemática como soma, subtração, multiplicação e proporção -, o Carro Biblioteca - projeto do Sistema de Bibliotecas e Informação (Sisbin) que leva literatura à toda comunidade ouro-pretana e marianense -, além da van "Viajando com a Ciência" que ofereceu exposições da área mineralógica e biológica. No interior do museu, o público pôde conhecer mais sobre o novo curso da UFOP, Engenharia Urbana, bem como projetos do curso de Educação Física, Farmácia, entre outros. 

engenharia_urbana.jpg

Tuila Dias
Apresentação do curso de Engenharia Urbana
"É um evento que mostra ao público jovem a importância da ciência e como ela pode auxiliar em certos problemas do cotidiano e ajudar na sociedade", ressalta Gilmar Pereira de Souza, coordenador do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e um dos organizadores do evento na UFOP. Gilmar também frisou que o Dia C da Ciência tem uma função sociopolítica, visto o desmonte da produção científica e tecnológica no Brasil atualmente. "Sem conhecimento científico nosso país vai ser um mero receptor de conhecimentos de fora, e assim não conseguiremos solucionar problemas que são típicos do Brasil", reitera. 

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Sérgio Francisco Aquino, complementa que "nesse momento de crise econômica, precisamos encarar a ciência como um investimento e não como um gasto; portanto, é fundamental o apoio da sociedade". 

cubo_magico.jpg

Tuila Dias
Oficina de montagem de cubo mágico

Estudante do 7º ano no Centro Educacional Ouro Preto, Rafael Moreira, 12 anos, conta que gostou da experiência e, no evento, aprendeu a medir a frequência cardíaca de um rato, orientado pelo professor Aguinaldo Rocha Reis, do Departamento de Engenharia de Controle e Automação, e Ronan de Oliveira Silva, estudante do oitavo período de Educação Física; eles apresentaram o projeto interdisciplinar "Sistema para medição da pressão arterial de ratos". O professor Aguinaldo afirmou que "o público se mostrou interessado e motivado, apesar da pouca idade".

JOÃO MONLEVADE - No Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas, em João Monlevade, o Dia C começou com uma visita guiada para a imprensa conhecer os trabalhos apresentados pelos estudantes da Universidade e colaborar na divulgação dos benefícios que as pesquisas trazem para a sociedade.  
 
Para o repórter Ulisses Nascimento, da Rádio Comunicativa, a visita foi muito boa. "É muito importante essa parceria entre universidade e veículos de comunicação para que a comunidade conheça as iniciativas da instituição e perceba o quanto a cidade é privilegiada por contar com um campus da UFOP."
 

No auditório foi exibido o episódio "Algumas coisas que as moléculas fazem", da série Cosmos, objetivando a divulgação científica. Logo após a exibição, o professor Felipo Bacani comandou um bate-papo sobre o tema. 

Para a diretora do Instituto, Anliy Natsuyo, "o Dia C foi muito positivo. Teve um grande sucesso e várias matérias serão produzidas pela mídia, sendo isso uma foma efetiva de divulgar o conhecimento científico".