Ir para o conteúdo

Colóquio fortalece ações de pesquisa no curso de Música

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Iris Jesus

O evento, organizado pelo grupo de pesquisa "Ecos do Passado - Sonoridades Presentes" acontece no departamento de Música (DEMUS), até quarta (29). Composto por mesas temáticas, apresentações de trabalhos e concertos musicais, o colóquio articula ensino, memória, linguagem e interdisciplinariedade, buscando promover a troca de reflexões entre o saber e as práticas musicais. A mesa de abertura contou com a participação do diretor do Instituto de Filosofia, Arte e Cultura (IFAC) da UFOP, professor César Buscacio. 

img_9286_-_copia.jpg

Íris Jesus
Professor Edilson Vicente de Lima
O professor Edésio de Lara Melo, chefe do departamento, destaca que o evento tem como objetivo dar mais ênfase à pesquisa em música. "Somos bem contemplados na parte de extensão universitária, mas entendemos que existe a necessidade de consolidar os projetos de pesquisa, principalmente visando o mestrado, que tem previsão de ser implantado no próximo ano". Pessoas de várias partes do país participam do colóquio com uma programação que oferece diversas possibilidades aos inscritos. "Temos mesas com especialistas em suas áreas, além da participação dos músicos do nosso departamento. Esperamos que este seja o primeiro de muitos". 

O coordenador do grupo "Ecos do passado - Sonoridades Presentes", professor Edilson Vicente de Lima também pontuou a importância do evento para os planos futuros do departamento. "Queremos implantar o programa de pós-graduação e esse diálogo com pesquisadores é fundamental. A programação já foi pensada para seguir possíveis linhas de pesquisa para o mestrado", afirma. 


MESA TEMÁTICA - A mesa "Música, Ensino e Aprendizagem" discutiu aspectos ligados ao ensino de música. Participaram do debate os professores Marcus Vinícius Medeiros Pereira (UFJF), Gladys Agmar Sá Rocha (UFMG), Nair Aparecida Rodrigues Pires (DEMUS-UFOP) e Maria Thereza Mendes de Castro (DEMUS-UFOP). 

Durante a conversa, os convidados discutiram sobre a base nacional curricular, a importância do ensino de música nas escolas e também trocaram experiências sobre conhecimento docente e práticas de ensino.