Artigo produzido por professores da UFOP é publicado em revista científica internacional

O texto, intitulado "Agro-predation by Megalomyrmex ants on Mycetophylax fungus-growing ants", foi produzido em decorrência de um projeto de pesquisa que é desenvolvido desde 2009 sobre insetos sociais, espécies que caracterizam-se pela convivência em grupo, onde há interação social e ecológica. O artigo foi publicado no ano passado pela revista Insectes Sociaux.

Escrito no mesmo ano por uma equipe composta de professores e estudantes de pós-graduação da UFOP, além de um colaborador da Universidade de Regensburg, na Alemanha, o artigo foi destacado também no próprio blog da revista, onde ganhou um texto explicativo que contextualiza o objeto de estudo com a realidade ambiental atual.

O projeto que deu origem ao artigo surgiu por acaso, como resultado de uma descoberta feita durante uma coleta de rotina na Bahia. Na ocasião, o grupo, que buscava por determinado gênero de formigas agricultoras, ao extrair a colônia para análise, encontrou no local o fungo do qual essa espécie se alimenta, mas com outra variedade do inseto. Ao estudar o caso a fundo, descobriu-se a existência de um tipo de formiga ladra, que invade colônias, expulsa as famílias ali existentes e toma o alimento para si.

Para Danon Cardoso, um dos autores do artigo, a descoberta é "curiosa do ponto de vista em que a espécie foi encontrada num local diferente do que já se conhecia, uma região de dunas, árida — até então, formigas ladras só haviam sido encontradas em ambientes úmidos e em países como a Costa Rica, por exemplo".

O artigo completo em inglês pode ser acessado aqui.

A EQUIPE - Além de Danon, o grupo é composto também por Maykon Cristiano, também professor da UFOP, Cinthia Milanez, estudante de pós-graduação do programa de Ecologia, além de Jurgen Heinze, professor da Universidade de Regensburg. O grupo está vinculado ao Laboratório de Genética Evolutiva de Populações da UFOP.

INSECTES SOCIAUX - A publicação é da União Internacional de Estudo dos Animais Sociais (IUSSI, na sigla em inglês) e existe desde 1954. A revista publica trabalhos originais que abordam vários aspectos da biologia e evolução dos insetos sociais, incluindo ecologia, etologia, morfologia, genética populacional, reprodução, entre outros.