Aplicativo criado por alunos da UFOP auxilia produtores de cachaça

Alunos da UFOP vão à Expocachaça 2016, em Belo Horizonte, para ministrar palestras sobre como otimizar o processo de produção de cachaça usando o Cachaça Gestor, startup criada por eles.

O sistema Cachaça Gestor atua desde a produção até a venda da bebida, controlando todos os processos de gestão como moagem, fermentação, destilação e venda. É um sistema computacional composto por plataformas Web/Mobile que auxilia o produtor de cachaça de alambique a controlar e gerenciar todo o seu processo produtivo e financeiro. O Cachaça Gestor ainda cria uma rede unindo produtores, consumidores e fornecedores relacionados ao mercado da cachaça.

A plataforma é capaz de padronizar e analisar todos os processos do alambique, sendo capaz de apontar falhas, propor melhorias e ajudar no planejamento da produção. O sistema irá atuar também de forma a disponibilizar um espaço para o produtor escoar sua produção, quando ele cria sua loja virtual personalizada. Todo o estoque do alambique pode ser controlado pela plataforma, desde o estoque da produção até os insumos, como fermento, garrafas, tonéis e outros. Além disso, faz a gestão de toda a parte financeira do alambique, emitindo alertas de vencimentos de salários, contas a pagar, contas a receber, e oferece um extrato da situação do alambique. O sistema também funciona offline e possui uma interface intuitiva.

A plataforma cria gráficos não só sobre a produção, mas também indica o ponto de equilíbrio do alambique, preço de custo da cachaça e indicadores de viabilidade técnica , econômica e tributaria da empresa. A rastreabilidade do plantio da cana é outro benefício que o sistema oferece, avisando quando a cana estará pronta para a colheita e quais são os tipos de cana mais produtiva.

De acordo com os criadores da startup, o Cachaça Gestor tem como objetivo ajudar o produtor a gerenciar melhor os dados do alambique, controlando os processos e aproximando os produtores dos Manuais de Boas Praticas de Fabricação, auxiliando com isso na obtenção de selos de qualidade do produto, agregando valor à cachaça, diminuindo os custos de produção e, consequentemente, aumentando a lucratividade do alambique.

“Nossa intenção também é colocar a cachaça brasileira como produto de excelência e autentico do Brasil, aumentando a visibilidade do produto no mundo”, ressalta Luiz Antônio Salles, aluno do curso de Ciências Econômicas. Além dele, criaram também o aplicativo os estudantes Breno de Almeida Resende e João Vitor Mattos, de Ciência da Computação.

O sistema conta com parceria do Centro de Tecnologia da Cachaça - CANABRASIL, que atua no mercado há mais de 25 anos e busca estreitar as relações entre todos os entes envolvidos no mercado da cachaça, produtores, consumidores, fornecedores de insumos e associações.