Alunos e ex-alunos da UFOP desenvolvem sistema inteligente de Negócios e Geoprocessamento

O GITGeo foi desenvolvido por Luiz Antonio Fernandez de Salles, Breno de Almeida Resende, João Tácio Corrêa da Silva e Antônio José da Cunha Rodrigues, sob orientação do Professor Tiago Garcia de Senna Carneiro (DECOM) e consiste em uma plataforma de gestão pública que utiliza inteligência de negócios e geoprocessamento para integrar todas as secretarias do município, otimizando os processos decisórios do executivo municipal.

Luiz Antonio conta que o sistema foi criado dentro do Laboratório TerraLAB e visa atender uma demanda que vinha incomodando gestores e secretariados municipais, que é a falta de receitas. Diante disso, a plataforma oferece ferramentas customizadas para atender todo o município, aumentando as receitas e diminuindo os custos operacionais.

Uma das aplicações do sistema é o monitoramento de Agentes de Dengue, que permite acompanhá-los em tempo real e coletar a informação sobre focos do mosquito, bem como criar alertas para os gestores de saúde. A plataforma pode ser estendida para todos os serviços da Secretaria de Saúde, assim como todas as outras secretarias, cruzando dados e aumentando a potência da informação.

A ideia foi apresentada no no 34° Congresso Mineiro de Municípios, evento que ocorreu entre os dias 9 e 11 de maio em Belo Horizonte, cujo tema era Cidades Criativas e Soluções.