Ir para o conteúdo

Projeto BAJA prorroga período de inscrições de participantes até esta sexta (10)

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Divulgação
O BAJA SAE BRASIL, coordenado pelo professor do departamento de Engenharia de Controle e Automação da UFOP Paulo Henrique Vieira Magalhães, convoca alunos para compor a equipe. O projeto consiste em um desafio lançado aos estudantes dos cursos de Engenharia da UFOP, possibilitando a vivência do conhecimento adquirido em sala de aula, contribuindo assim para a formação profissional.  As atividades provocam diversas discussões sobre assuntos pertinentes ao dia a dia de um engenheiro e suscita o trabalho em equipe através do Aprendizado Baseado em Projetos (PjBL).
 

17203586_1238657442879526_757295049_n.jpg

Divulgação
Carro off-road antes e após a competição
No programa, os alunos da equipe trabalham no projeto, na fabricação e no teste de veículos baja – protótipos off-road, monoposto e robusto –, ou seja, veículos próprios para locais que não possuem estradas pavimentadas, calçadas ou qualquer estrutura urbana, ou caminho de fácil acesso, visando participar das competições BAJA REGIONAL e NACIONAL, promovidas pela Sociedade dos Engenheiros de Mobilidade (SAE). 

Para Magalhães, o conhecimento extracurricular é indispensável para o aprendizado completo e foi o que motivou a criação do projeto. “O que aconteceu na verdade é que o projeto, como todos outros de competição, provocou nos alunos a necessidade de aprender sobre assuntos que vão além das disciplinas, gerando uma aprendizagem ativa, uma busca de soluções e de conhecimentos extra”, salienta. Para ele, os projetos de competição proporcionam esse aprendizado. Durante as atividades vinculadas ao projeto do veículo, os alunos devem trabalhar em grupo para a resolução de problemas em diversas áreas do conhecimento em engenharia e, desenvolvendo assim, características imprescindíveis ao mercado de trabalho, como capacidade inovadora, visão estratégica e habilidade de trabalhar em equipe. 
 
Marcella Barbosa, estudante do 9º período de Engenharia Mecânica, atual capitã da equipe e única mulher participante, comenta que os maiores desafios são basicamente encontrar pessoas motivadas e dedicadas ao projeto, mesmo não tendo nenhum retorno financeiro, pois a maior recompensa é a experiência.  “Outro desafio é conseguir patrocinadores que possibilitem a realização completa do projeto”, assinala. 

17204400_1238652226213381_793472876_n.jpg

Divulgação
Membros do BAJA durante competição
Apesar dos desafios, ela diz que a equipe tem obtido bons resultados nas competições. “Da penúltima competição nacional até a última regional,  pudemos perceber um grande avanço, o que foi confirmado por uma classificação geral melhor".  Marcela ainda comemora a equipe ter conseguido completar a prova mais difícil da competição, conseguindo 20 voltas no enduro, a prova mais esperada por todas as equipes. "Ficamos na 11ª posição, nessa prova, em meio a quase 40 outros carros", relata.

No início, o projeto contava somente com a disposição de alguns alunos. As reuniões aconteciam semanalmente. “Corríamos atrás de apoio institucional e de patrocínios e recebemos diversas e importantes ajudas: UFOP, Fundação Gorceix, Departamento, Curso, Escola de Minas e empresas. Conseguimos também aprovação de diversos projetos junto à Fapemig”, enaltece o professor Magalhães.  Tudo isso, segundo ele, ajudou muito na consolidação da equipe. 

Atualmente, o projeto Baja já participou de diversas competições nacionais e regionais, construiu três protótipos e acumulou experiência para continuar e uma equipe que busca aperfeiçoar sempre. O objetivo do Baja, segundo o professor, é se reestruturar para participar das próximas competições e alcançar o primeiro lugar em diversas etapas e também o pódio com o primeiro lugar geral. 

Para Magalhães, ser coordenador da equipe é um desafio e ao mesmo tempo motivante. “Fico muito feliz pelas conquistas e por ver a realização e felicidade de cada um”, ressalta. 

“É difícil descrever com palavras o que é fazer parte da Equipe Inconfidentes Baja. É preciso participar para entender como é emocionante e edificante colaborar com um projeto como este. Não tenho dúvidas que todos professores e alunos que participam de projetos como o do Baja se tornem melhores profissionais,  melhores engenheiros, melhores líderes e, sem dúvida, melhores pessoas. Fica a dica, não deixem de participar destes projetos”, convida o professor. 

Para se inscrever no Projeto Baja acesse o edital (ainda com a data antiga das inscrições).
 

Veja também

4 Junho 2019

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e a Rede Mineira de Comunicação Científica (RMCC)...

Leia mais

4 Junho 2019

O Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências abre processo seletivo para matrícula em disciplinas isoladas. O período de inscrição...

Leia mais

24 Maio 2019

A submissão de propostas para as Bolsas de Produtividade Sênior (PQ-Sr) pode ser feita até 24 de julho e para...

Leia mais

24 Maio 2019

As inscrições para apresentação de trabalhos estão abertas até 7 de junho e podem ser realizadas pelo formulário . Os...

Leia mais