skip to content

Participe do minicurso online do projeto "Saberes D’Avó"

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
A fim de propagar o ensino de programação introdutória, o Projeto Saberes D’Avó irá oferecer para os jovens a primeira edição do minicurso a distância, em plataforma online, que levará o ensino de programação introdutória para os interessados. O minicurso é gratuito. Os alunos poderão sanar dúvidas através de um fórum de discussão na própria plataforma do minicurso e receberão total apoio de uma tutora a distância. 
 
Os participantes do minicurso terão que entrevistar seus avós, ou algum idoso para coletar dados sobre sua experiência de vida. É importante que os idosos compreendam o papel fundamental que eles têm com contribuição de suas experiências de vida para o aprendizado dos mais jovens. Serão selecionados os primeiros 50 alunos a se inscreverem.
 
Para participar os pré-requisitos necessários são: 
-  Idade: 12 a 18 anos.
- Ter computador com acesso à internet.
- Ter disciplina para fazer as atividades do minicurso.
 
Duração:
O minicurso a distância terá duração de um mês e terá início dia 12 de abril.
 
Avaliação: 
Os alunos responderão uma prova online e irão entregar um aplicativo finalizado. Depois de concluir as tarefas e atingir os critérios mínimos para avaliação, receberão um certificado de participação do projeto.
 
Inscrições:
As inscrições vão até 09 de abril e os selecionados serão notificados por email no dia 10 de abril. Os interessados deverão preencher o formulário, disponível no link.
 
Venha fazer parte desse projeto! Conheça mais na fanpage.
 
O Projeto -  Saberes D’Avó foi idealizado pela Laíza Ribeiro, graduanda em Ciência da Computação da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) e pelo Prof. Dr. Dárlinton Carvalho do Departamento de Ciência da Computação da UFSJ. O projeto tem como intuito ensinar programação introdutória, estreitando os laços entre as gerações. Os alunos produzem um aplicativo do tipo quiz (perguntas e respostas) de acordo com as experiências dos idosos.
O primeira edição do Projeto Saberes D’Avó ocorreu na Escola Estadual “Dr. Viviano Caldas”, em Prados, no ano de 2015. Os alunos participaram de aulas presenciais e desenvolveram um aplicativo. A segunda edição está acontecendo na Escola Estadual Duque de Caxias, em Dores de Campos, também na forma presencial.
 
 
 

Veja também

15 Junho 2018

O Laboratório de Engenharia e Desenvolvimento de Sistemas (LEDS) oferece vagas para estudantes de diferentes cursos que atuem de forma...

Leia mais

14 Junho 2018

O Sistema Mineiro de Inovação (SIMI) listou 9 programas de aceleração com inscrições abertas. É uma oportunidade para as startups...

Leia mais

14 Junho 2018

O edital seleciona um bolsista para trabalhar no Laboratório de Engenharia e Desenvolvimento de Sistemas (LEDS), no Instituto de Ciências...

Leia mais

12 Junho 2018

Os candidatos podem se inscrever para lecionar a disciplina de biologia por meio de formulário on-line até quinta (14). A...

Leia mais