Ir para o conteúdo

Mobilização em defesa do Pibid acontece amanhã (24)

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Representantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da UFOP participam amanhã (24), do Dia Nacional de Mobilização do PIBID e PIBID DIVERSIDADE. O programa tem passado por dificuldades nos últimos tempos. A DEB Capes informou o corte de 50% das bolsas do Programa e esse processo já foi iniciado. Segundo o coordenador Institucional do PIBID Ufop, professor Gilmar Pereira de Souza, o programa tem se mantido com os recursos de uma parcela de 2014, pois desde então não recebe as verbas de custeio. 

O Programa
O Pibid teve seu início na Universidade, abrangendo quatro licenciaturas em quatro escolas, com 72 licenciandos, oito supervisores (professores da educação básica), cinco coordenadores de área (professores das licenciatura da UFOP) e um coordenador institucional. No ano de 2014, já verificava-se um grande aumento no número de participantes, sendo que todas as licenciaturas estão envolvidas e são abarcadas 25 escolas na região dos Inconfidentes, 246 licenciandos, 46 supervisores, 17 coordenadores de área, dois coordenadores de gestão de processos educacionais e um coordenador institucional. Com ressalva para o curso de Física, que separou Licenciatura e Bacharelado há pouco tempo, mas possui alunos que atuam em projeto interdisciplinar do programa de ciências.

Segundo Souza, os alunos de licenciatura recebem bolsa para que possa vivenciar a realidade na escola e conhecer os desafios da profissão. “Ultrapassa só o conhecer. O aluno vai ter um contato com o professor da Universidade e também da escola - que é um supervisor - e eles vão ter reuniões semanais em que esses desafios são discutidos e ele volta pra escola com propostas mais atuais de ensino, para justamente tentar se tornar um professor melhor e melhorar aquela situação que ele encontrou”, explica. 

Entenda
O Pibid na UFOP foi planejado para acontecer em quatro anos e previa a cada ano um recurso de custeio e de bolsas. De acordo com informações da coordenadoria, seriam duas parcelas por ano, porém, até o momento, só foi recebida uma parcela em 2014 e o programa tem tentado funcionar até hoje com esse recurso. Ou seja, não foi recebido o recurso prometido e, além disso, está correndo risco de novos cortes.  
No ano passado, foi anunciado que o programa seria reduzido em 80%. Com um risco muito grande de extinção do Pibid, houve uma paralisação nacional e o quadro foi revertido. Porém, a Capes tem anunciado há algum tempo que precisa fazer o corte de 50% das bolsas e, por isso, a mobilização de amanhã. 

De acordo com Gilmar, nos últimos documentos enviados pela Capes foi informado que o aluno que completa 24 meses no programa tem sua bolsa cortada. “A gente pensa que é o tempo suficiente e que dá pra aprender muito. Mas essas bolsas serão extintas da Universidade”, lamenta. Para entender melhor, no caso do subprojeto de química, que possuí 16 alunos no Pibid, 12 vão completar 24 meses no mês que vem. Com isso, só vão sobrar quatro bolsas e o projeto não consegue funcionar com essa quantidade de alunos. 

A mobilização nacional de amanhã (24) terá uma audiência pública no Senado, para que os coordenadores do Pibid possam apresentar o programa e sua importância para a educação brasileira. Na UFOP, serão organizadas algumas ações locais com o apoio da Pró-reitoria de graduação (Prograd), dentre elas, um encontro às 9h30, no auditório do Degeo, para discutir os cortes no Pibid e os rumos desse programa. 

Veja também

3 Abril 2024

A 2ª Semana de Integração da Administração Pública recebeu aula magna do deputado federal de Minas Gerais Patrus Ananias, em...

Leia mais

1 Abril 2024

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da UFOP realiza encontros com os calouros do 24.1. O aluno deve escolher o melhor...

Leia mais

1 Março 2024

No próximo semestre (2024.1), o Departamento de Ciências Sociais (Decso) irá ofertar a disciplina Seminários Temáticos em Ciências Sociais (CSO014),...

Leia mais

29 Fevereiro 2024

vagas_residuais_2024-1_-_destaque.png Os candidatos convocados deverão encaminhar a documentação necessária, via formulário eletrônico, dentro do período de 4 a 6 de...

Leia mais