Ir para o conteúdo

UFOP conclui positivamente o Ciclo de Execução Orçamentária de 2016

Twitter icon
Facebook icon
Google icon

A UFOP vem passando por uma severa restrição orçamentária imposta pelo Governo Federal desde 2013, o que acarretou um descompasso entre as necessidades e a disponibilidade de recursos. Isso resultou em cortes e irregularidade nos repasses dos recursos previstos na lei orçamentária. 

Desde então, a Universidade vem promovendo várias medidas com vistas a reverter esse quadro, além de adotar ações positivas para melhorar a aplicação dos recursos públicos. Dentre essas medidas, estão a implementação do Transporte Consciente, a metodologia de Centros de Custos e a Impressão Consciente, todas executadas sem prejuízo no desenvolvimento das atividades acadêmicas e administrativas.

Em 2016, houve a liberação de 100% dos recursos de custeio e de 84% de recursos para investimentos aportados na Lei Orçamentária Anual (LOA). Com os limites orçamentários recebidos e as medidas adotadas para melhor aplicação dos recursos, foi possível fechar positivamente a execução orçamentária, garantindo a cobertura integral das despesas do ano corrente. 

BOAS PRÁTICAS - O diretor de Orçamento e Finanças, Eduardo Curtiss, afirma que "esse quadro se deve a fatores fundamentais para o equilíbrio das contas em 2016, como a implementação dos Centros de Custo e a respectiva distribuição de recursos com base em critérios aprovados pelo Conselho Universitário (CUNI)". Outros elementos que ajudaram a chegar a esse resultado foram os ajustes nas políticas de concessão de bolsas, evitando a sua acumulação; a utilização de novas modalidades de suprimento de bens e serviços como reprografia; a implantação da compra direta de passagens aéreas; a implementação da tecnologia de telefonia VOIP, reduzindo consideravelmente os gastos com serviços de telecomunicações e a revisão de contratos a fim de reduzir custos. 

Na avaliação da pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento, Greiciele Macedo, a efetiva participação do Conselho Universitário e da comunidade UFOP teve papel importante para a melhor utilização dos recursos e para o equilíbrio das despesas da Universidade. "Além da articulação constante com o Ministério da Educação, as ações positivas adotadas pela Universidade em prol da melhor aplicação dos recursos foram essenciais para garantir esse equilíbrio das contas e contribuíram significativamente para o fechamento positivo da execução orçamentária de 2016", afirma. 

Também merece destaque a notícia de que foram garantidos os recursos para a reforma da piscina do Centro Desportivo, a manutenção da rede elétrica da Escola de Nutrição, danificada pela chuvas em setembro, a reforma dos telhados de várias Unidades Acadêmicas, a reforma do Centro de Convergência para abrigar a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPP) e as Seções de Ensino, bem como a aquisição de mobiliários e equipamentos de informática e comunicação.

Veja também

27 Março 2024

A Administração Central da Universidade Federal de Ouro Preto, diante da greve dos servidores técnico-administrativos, vem, mais uma vez, reconhecer...

Leia mais

25 Março 2024

A Administração Superior envia ofício a todas as unidades acadêmicas e departamentos com informações acerca dos procedimentos que devem ser...

Leia mais

25 Março 2024

um_passo_a_mais_2024-1_-_destaque.png Com o início do semestre letivo 2024/1, enfatizamos o começo de um novo período acadêmico e ainda um marco...

Leia mais

18 Março 2024

Em cerimônia realizada no Centro de Artes e Convenções na última sexta (15), a Ouvidoria Feminina da UFOP recebeu a...

Leia mais