Ir para o conteúdo

Encontros de pesquisa e ensino em educação matemática são realizado em Ouro Preto

Twitter icon
Facebook icon
Google icon

Como forma de promover o intercâmbio de conhecimento e de experiências no âmbito da educação matemática, o VI Encontro de Educação Matemática de Ouro Preto e o VIII Encontro de Ensino e Pesquisa em Educação Matemática foram realizados simultaneamente em Ouro Preto. Promovidos pelo Departamento de Educação Matemática da UFOP, abordaram a temática "Promovendo educação matemática para todos". 

Com a programação composta por palestras, minicursos e mesas-redondas, os encontros foram focados em trazer resultados de pesquisas e relatos de experiências em educação matemática.

A palestra "Educação matemática: promovendo matemática para todos", ministrada pela Profa. Siobhan Victoria Healyda, da Universidade Anhanguera (UNIAN), deu início as atividades do evento. Com estudos voltados à educação inclusiva e ao ensino especial, a professora afirmou que um dos recados mais importantes que esse evento pôde passar para os participantes é que a diferença não deve ser vista como empecilho para a aprendizagem, mas sim como oportunidade de aprender em diferentes formas. Siobhan acrescentou que a criatividade dos professores de matemática passa pelo "ensino da matemática como forma de as pessoas serem envolvidas por meio de narrativas, de música, de movimento, de som, de cores, texturas. E pela criação de uma matemática que fale para mais pessoas". 

Em sua primeira visita a Ouro Preto, o estudante de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Marcelo Fornazelli, comentou que "o evento agrega tanto em conhecimento quanto na formação. É possível conhecer outras universidades, como funciona nosso curso na UFOP, e como é a visão dos cursos de outras universidades". 

O evento - O Encontro Mineiro de Educação Matemática (EMEM) foi realizado em 1998 juntamente com a criação do curso de Licenciatura em Matemática na UFOP. Na mesma oportunidade, foi criada a Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Regional Minas Gerais (SBEM–MG).

A partir desse primeiro evento, o Encontro de educação Matemática de Ouro Preto (EEMOP) foi iniciado em 1999. Realizado a cada quatro anos, o evento é de abrangência nacional e reúne professores, pesquisadores em educação matemática e alunos de graduação e pós-graduação. O objetivo é promover a troca de resultados de pesquisas, experiências educacionais e informações que visam o compartilhamento de novidades, e a melhoria do ensino e da aprendizagem da Matemática. 

Já o Encontro de Ensino e Pesquisa em Educação Matemática (EEPEM) é realizado anualmente e prioriza a troca de conhecimentos por meio de minicursos, nos quais os mestrandos da UFOP, UFJF e PUC-Minas apresentam os produtos educacionais que foram desenvolvidos em suas pesquisas. 

De acordo com a coordenadora geral, Profa. Marger da Conceição Ventura Viana, do Departamento de Educação Matemática, esses dois eventos são oportunidades para que os alunos, docentes e pesquisadores troquem experiências, aprendam e também complementem a formação. Dessa forma, os estudantes que também se formarão professores podem aliar a teoria à prática.

Veja também

16 Abril 2024

A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) cede terreno ao município para a construção de uma Unidade Básica de Saúde...

Leia mais

15 Abril 2024

A professora do Departamento de Educação da UFOP e secretária de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) do Ministério...

Leia mais

12 Abril 2024

O projeto "Eficientização do Sistema de Iluminação da Universidade Federal de Ouro Preto" teve sua obra concluída e a cerimônia...

Leia mais

11 Abril 2024

É com pesar que a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) comunica o falecimento da servidora aposentada Geraldina Chaves de...

Leia mais