Ir para o conteúdo

Coordenadoria de Comunicação Institucional recebe solicitações de divulgação pela internet

Twitter icon
Facebook icon
Google icon

Para dar visibilidade à produção de conhecimento gerada pelo tripé pesquisa-ensino-extensão e contribuir para o diálogo entre a Instituição e seus diversos públicos, a Coordenadoria de Comunicação Institucional (CCI) conta com variados veículos de comunicação e mantém uma relação estreita com a imprensa local, regional e nacional.

Para encontrar as pautas — assuntos que podem se tornar matérias nesses veículos — a Coordenadoria conta, principalmente, com a comunidade acadêmica. Para enviar a sua sugestão, seja uma pesquisa, uma vaga de estágio, um serviço que presta para a comunidade, cursos ou eventos, clique na aba “Comunicação”, no site da UFOP. É lá que você encontra a opção “Solicitar Divulgação”.

Depois de preencher o formulário e anexar os arquivos que considera importantes, a equipe de jornalistas da Universidade vai receber e analisar a sua solicitação. É importante incluir as informações de contato, como e-mail e telefone, para que a sua sugestão de pauta se torne uma matéria.

Um fator importante que deve ser levado em consideração ao enviar a solicitação é de que o conteúdo perde seu valor depois de um tempo curto. Por exemplo, um evento que aconteceu há uma semana pode não ser publicado na página inicial do site (ou mesmo não ser publicada) porque já se tornou uma notícia “velha”. O ideal é que o envio seja feito antes do evento ou, no máximo, no dia seguinte.

PASSO-A-PASSO – Siga os passos a seguir para enviar a sua sugestão:

- Acesse www.ufop.br, clique na aba Comunicação e escolha “Solicitar de Divulgação”;

 

- Clique em “Divulgar trabalho”, preencha o formulário e clique em “Divulgar”;

- O solicitante receberá em seu e-mail um número de protocolo e um código de segurança que correspondem à solicitação feita no SACI;

- Para acompanhar o atendimento à solicitação ou pedir alguma alteração, é só utilizar o número do código de segurança, acessando novamente a "Solicitação de Divulgação".

As solicitações enviadas são avaliadas pelos jornalistas da universidade, que, então, definem como esse material será divulgado.

OUTRAS FERRAMENTAS - Além de solicitar a sua divulgação, você pode ver no site o clipping, seleção de notícias sobre a universidade que saíram na mídia, e o banco de fotos, que inclui fotos de coberturas e dos diversos espaços dos campi.

SACI - Toda divulgação feita pelos canais da UFOP é gerenciada pelo Sistema de Apoio à Comunicação Integrada (SACI), que visa garantir o recebimento, a gestão e a publicação de informações enviadas. O sistema evita atrasos das publicações solicitadas, como notícias, pesquisas, eventos, oportunidades e outras informações relacionadas à UFOP e à comunidade acadêmica.

Ouça o spot que a Rádio UFOP fez sobre o Saci:


CCI - A Coordenadoria de Comunicação Institucional (CCI) da UFOP, órgão ligado à Reitoria, é responsável por divulgar o trabalho institucional e a produção científica da Universidade.

Em sua estrutura, a CCI é composta de Assessoria de Comunicação Institucional (ACI), pelo Núcleo de Projetos Gráficos (NPG), pela Editora e Gráfica da UFOP, pela Central de Comunicação Público-Educativa, que contempla a Rádio UFOP Educativa e a TV UFOP e pelo Cine Vila Rica, além do suporte do Núcleo Administrativo. 

A CCI conta com uma equipe formada por profissionais de diferentes áreas: administradores, designer gráfico, editores de áudio e vídeo, jornalistas, programadores, supervisor técnico, radialistas, revisores, além de estagiários bolsistas de diversas áreas do conhecimento.

 

 

 

 

Veja também

22 Abril 2024

Acompanhe a 372ª Reunião Ordinária do Conselho Universitário (Cuni), nesta terça-feira (23), às 8h30.

Leia mais

21 Abril 2024

É com profundo pesar que a comunidade da Universidade Federal de Ouro Preto recebe a notícia do falecimento do professor...

Leia mais

16 Abril 2024

A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) cede terreno ao município para a construção de uma Unidade Básica de Saúde...

Leia mais

15 Abril 2024

A professora do Departamento de Educação da UFOP e secretária de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) do Ministério...

Leia mais