Ir para o conteúdo

UFOP sobe no ranking da Folha com destaque para internacionalização e ensino

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Antonio Laia

Ocupando agora a posição de 35ª melhor universidade do país, a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) registrou crescimento expressivo nas categorias Ensino e Internacionalização entre as 195 instituições avaliadas.

De acordo com Ranking Universitário Folha 2016 (RUF), no Ensino, a universidade saiu da 52ª posição em 2015 para a 38ª em 2016, e, na Internacionalização, da 32ª para 18ª posição. Na pesquisa, subiu um degrau, ocupando agora a 33ª posição entre as universidades brasileiras. Nos itens Inovação e Mercado, caiu algumas posições, mas, na pontuação final subiu de 66,97 para 72,02.

DESAFIOS - Para reitor Marcone Jamílson Freitas Souza, o fato de a UFOP ocupar a 35a posição em pleno contexto de incertezas econômicas "demonstra o vigor de nossos docentes, alunos e técnicos em educação, lembrando que, desde 2012, quando o RUF foi criado, a instituição mantem-se entre as 40 melhores do país.

Segundo ele, a superação de desafios "exige uma concentração no planejamento de ações e na qualidade de nossos cursos e programas, assim como na capacidade de a Universidade transformar a vida das pessoas", acrescentando que  "o resultado do ranking da Folha deixa claro que estamos no caminho certo"..

A busca constante de melhoria institucional tem sido a base para o crescimento da UFOP, destacada também entre as 50 melhores da América Latina, conforme o Times Higher Education (THE).

O bom desempenho na pós-graduação também foi analisado pelo reitor, a partir dos "enormes desafios enfrentados pela Universidade nos últimos três anos". Segundo ele, com toda as dificuldades, a UFOP praticamente dobrou os recursos neste período. "Apoiamos as atividades da pós, mesmo com os cortes de bolsas do CNPq e do financiamento Proap/Capes, e, com orçamento próprio, conseguimos manter a quantidade de bolsas de mestrado e doutorado", finalizou.

Independente do ranking, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Fábio Faversani acredita que a pesquisa tem um papel importante na consolidação da UFOP. Para tanto, ele acredita que "devemos perseguir como objetivo a ampliação da nossa base de pesquisadores, especialmente através da implantação de Programas de Pós-Graduação em todas as unidades e áreas".

INTERNACIONALIZAÇÃO – Na internacionalização, a UFOP conquistou um lugar entre as 20 primeiras universidades. O indicador internacionalização usa como critério citações internacionais por docentes e considera a quantidade de citações aos trabalhos da universidade feitas em artigos de grupos de pesquisa internacionais em relação ao número de docentes da mesma instituição, em 2013. A instituição subiu 14 posições em relação ao ano anterior e ocupa a melhor colocação desde a primeira edição do RUF.

Neste ano, as principais ações desenvolvidas pela universidade ligadas à internacionalização foram o International Summer Programme, o Programa Piloto de Disciplinas em Inglês, que começa neste semestre, e o Seminário de Internacionalização (Seinter), que será realizado dentro do Encontro de Saberes. No seminário, 174 alunos regressos de mobilidade internacional em 2016 apresentarão suas experiências culturais e acadêmicas.

Para o coordenador de Assuntos Internacionais da UFOP, Carlos Magno de Souza Paiva, essas ações podem ter um impacto no próximo índice. ”Todas essas ações criam um ambiente mais propício à internacionalização como um todo, o que, em médio prazo, significará um maior volume também de publicações e citações em periódicos internacionais, tal como posto pelo indicador do ranking da Folha.”

Veja também

16 Abril 2024

A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) cede terreno ao município para a construção de uma Unidade Básica de Saúde...

Leia mais

15 Abril 2024

A professora do Departamento de Educação da UFOP e secretária de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) do Ministério...

Leia mais

12 Abril 2024

O projeto "Eficientização do Sistema de Iluminação da Universidade Federal de Ouro Preto" teve sua obra concluída e a cerimônia...

Leia mais

11 Abril 2024

É com pesar que a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) comunica o falecimento da servidora aposentada Geraldina Chaves de...

Leia mais