skip to content

VI Semana de Integração recebe calouros em Mariana

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Daniel Tulher
Durante quatro dias, a VI Semana de Integração realizou várias ações culturais e discussões acadêmicas e cotidianas. O evento, que tem por objetivo recepcionar os ingressantes na UFOP, foi um espaço de compartilhamento de experiências e construção de saberes. As diversas mesas de discussão permitiram um maior conhecimento sobre a Universidade, questões sociais, e as realidades da cidade de Mariana. 

Recém-chegada ao curso de pedagogia da UFOP, Thayná Lobo fazia o curso em outra universidade. Ela avalia como positiva a Semana de Integração. “Na antiga faculdade não foi assim. Eu gostei muito da Semana da Integração porque te apresenta à Universidade, para nos familiarizar aos poucos com a nova rotina", assinala a caloura, acrescentando que assim a mudança não assusta. "Tivemos a apresentação dos veteranos, roda de conversa e bate-papo com os professores. Isso nos tranquiliza". 

Para a caloura de Administração, Ana Lúcia Guerra do Carmo, o evento é importante também pelos temas colocados em discussão. “As palestras foram muito interessantes, como a violência contra a mulher e a mulher negra na Universidade. São assuntos que precisam ser mais discutidos”. 

A veterana do 6º período de Pedagogia, Scarlet Souza, participou da recepção aos calouros do curso. Ela acredita que a semana é uma oportunidade para conhecer o leque de oportunidades que a Universidade proporciona. “Através do compartilhamento de nossas experiências, os calouros percebem que podem transitar por esse novo mundo,  se nortearem pelas possibilidades do curso e se descobrirem por meio delas”, revela Scarlet. 

A Semana de Integração é organizada pelo Programa de Educação Tutorial, PET, dos cursos do Icsa e da Pedagogia, e pelo Centro de Extensão de Mariana (CEMAR). De acordo com uma das organizadoras, Amanda Santos, embora tenha os calouros como público alvo, a programação é sempre pensada para toda a comunidade acadêmica. “Os alunos comparecem hoje pelo interesse nas discussões. Pensamos em temáticas que integrem todos os cursos. Temos o desafio da integração, prestação de serviço e, ao mesmo tempo, a descontração”, comenta. 

As atividades da VI Semana da Integração acontecem até a noite desta sexta (05). Confira a programação.
 

integracao_mariana_2.jpg

Daniel Tulher
Calouros de Letras visitam as dependências do ICHS
 
 

Veja também

18 Junho 2018

A Escola Estadual Luiz Prisco de Braga é a instituição pública que mais possui alunos no Instituto de Ciências Exatas...

Leia mais

13 Junho 2018

Quer conhecer os cursos de graduação da Universidade Federal de Ouro Preto? As inscrições para a XI Mostra de Profissões...

Leia mais

11 Junho 2018

Em parceria com o Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) e o Instituto Douglas - Québec/Canadá, a Escola de...

Leia mais

5 Junho 2018

A Empresa Júnior de Revisão e Tradução de Textos do curso de Letras da UFOP (Rever) está com inscrições abertas...

Leia mais