skip to content

I Encontro da Rede de Trocas das Licenciaturas debate formação inicial e continuada

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Aprígio Vilanova
O I Encontro da Rede de Trocas das Licenciaturas da UFOP, realizado na segunda (18), teve como tema as diretrizes nacionais para a formação inicial e continuada em nível superior. O convidado para a primeira palestra foi o professor e doutor em Educação, Júlio Emílio Diniz Pereira, da UFMG. 

Para o palestrante, a formação dos alunos de licenciatura é bem complexa e não se faz apenas pelo domínio do conteúdo específico de cada matéria. É preciso que os estudantes tenham também conhecimento da história da educação como base para a sua formação profissional. "É um momento importante, que nós nunca tivemos no âmbito dessa Universidade e nem no país: o de pensar em um projeto institucional voltado diretamente para a formação de professores. A UFOP criou essa rede de trocas de professores dos cursos de licenciatura, justamente para haver essa troca de práticas, de novas metodologias, para discutir essa formação e melhorar a qualidade da formação inicial e continuada da UFOP", afirma Nair Aparecida Rodrigues Pires, membro da Comissão Especial de Assessoramento da PROGRAD na construção do Projeto Pedagógico Institucional e professora do Curso de Música. 

O maior desafio da universidade é pensar na identidade profissional docente que os cursos de licenciatura querem formar. Um dos objetivos desses encontros é buscar elementos que ajudem a compor essa formação. O Encontro conta com uma série de oito eventos, que ocorrerão até agosto deste ano, e cada encontro quer discutir elementos da nova diretriz, por meio de mesas de debate e palestras. "Para a Universidade é um momento em que a gente está pensando um projeto único de licenciatura. A formação de professores é algo fundamental no Brasil. Nós tínhamos os cursos trabalhando de forma muito isolada e, agora, a ideia é que tenhamos um projeto único da universidade, para as licenciaturas, um projeto mais geral que forneça as diretrizes para que cada curso possa elaborar o seu projeto pedagógico. É a tentativa termos uma proposta da UFOP para a formação de professores" aponta Luciano Campos da Silva, pró-reitor Adjunto de Graduação. 

PPI
A UFOP criou uma comissão especial para assessorar essa reforma curricular, para a criação de um Projeto Pedagógico Institucional, que vai nortear a construção e reconstrução dos projetos dos cursos de licenciatura da Instituição. Em conjunto a essa comissão, o primeiro passo tomado pela PROGRAD foi a efetiva separação entre cursos de licenciatura e bacharelado, pois a simbiose entre os dois cursos acabou sendo prejudicial para os cursos de licenciatura. As medidas tomadas foram a separação dos alunos, do controle acadêmico, das matrizes curriculares e dos colegiados. A próxima etapa é a discussão do papel das licenciaturas na Instituição. 

Para a estudante de mestrado em educação da UFOP, Gabriela Fernandes, a reforma é necessária e urgente. "É preciso pensar que estão se formando professores e, a criação de cursos específicos valoriza a profissão e forma profissionais mais qualificados para atuar na área", assinala.

A resolução
Em julho de 2015, o Conselho Nacional de Educação do Ministério da Saúde aprovou as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para os cursos de licenciatura, para a formação inicial e continuada de docentes das áreas de educação básica, nas modalidades de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura. As novas medidas também asseguraram a mudança da carga horária mínima, que passou de 2.800 horas para 3.200 horas.

As novas diretrizes tem como objetivo:
a) Sólida formação teórica e interdisciplinar; 
b) Unidade teoria-prática; 
c) Trabalho coletivo e interdisciplinar; 
d) Compromisso social e valorização do profissional da educação;
e) Gestão democrática;
f) Avaliação e regulação dos cursos de formação.
 
Licenciatura na UFOP
A UFOP possui 14 cursos de licenciatura, sendo 11 presenciais e três a distância. Para conferir os cursos de licenciatura e também bacharelados, acesse: www.prograd.ufop.br/index.php/cursos
 

Veja também

18 Janeiro 2018

Os estudantes que estavam inscritos no ENADE mas não compareceram no dia do exame devem solicitar dispensa até 31 de...

Leia mais

17 Janeiro 2018

Para estudar na UFOP o candidato precisa ter sido aprovado no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2017. Neste...

Leia mais

12 Janeiro 2018

Com ingresso anual (uma turma no primeiro semestre do ano), o processo seletivo é composto por duas etapas: avaliação da...

Leia mais

8 Janeiro 2018

A UFOP, por meio da Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD), divulga edital para o preenchimento de 969 vagas residuais, distribuídas em...

Leia mais