skip to content

Curso de Engenharia Urbana é ofertado a partir de 2018 na UFOP

Twitter icon
Facebook icon
Google icon

Em 2018, a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) ganha mais um curso presencial de graduação. Ofertado na Escola de Minas (EM), o curso de Engenharia Urbana soma-se às nove engenharias e ao curso de Arquitetura e Urbanismo oferecidos na EM.

A UFOP é a primeira instituição de ensino no Brasil a ofertar o curso a nível de graduação. De acordo com o Professor do Departamento de Engenharia Urbana (DEURB), Eleonardo Lucas, a Universidade conta com recursos necessários para a oferta do curso. “Laboratórios na área de saneamento e hidráulica, por exemplo, já existem na Escola de Minas e serão utilizados para formação dos alunos”, afirma. Além disso, o professor explica que a infraestrutura disponível no Núcleo de Geotecnia da Escola de Minas da UFOP (NUGEO) foi determinante para viabilizar o curso.

O Engenheiro Urbano é responsável por questões técnicas associadas às cidades, como drenagem urbana, estabilidade de encostas e taludes, transporte, sistemas de água e esgoto, além das questões vinculadas ao planejamento e gestão das cidades. O curso surge a partir da necessidade de um profissional com visão sistêmica, englobando diferentes áreas associadas não só a engenharia. 

Segundo Eleonardo, “atualmente se percebe a falta de conhecimento sistêmico que consiga cruzar todas as especialidades da infraestrutura e planejamento urbano. Então, a proposta não é a formação de um engenheiro que tenha domínio de todas as questões urbanas, mas que tenha conhecimento para realizar o cruzamento de todas as especialidades técnicas”, ressalta.

No Brasil, a responsabilidade em formar profissionais aptos a trabalhar com gestão, ocupação e desenvolvimento de pequenas, médias e grandes cidades está historicamente atribuída aos arquitetos e urbanistas. Desse modo, é papel do engenheiro urbano pensar estratégias para resolver problemas estruturais e sociais urbanos visando a melhoria de infraestrutura e qualidade de vida dos cidadãos. 

PRIMEIRA TURMA - No primeiro semestre de 2018 serão ofertadas 36 vagas para o curso. As inscrições devem ser realizadas através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) realizado em 2017. O sistema recebe inscrições pelo endereço sisu.mec.gov.br de 29 de janeiro a 1º de fevereiro. Para saber mais, os interessados em ingressar na área podem acessar o site Vestibular UFOP.

Conheça os outros cursos presenciais ofertados pela Universidade.

Veja também

18 Janeiro 2018

Os estudantes que estavam inscritos no ENADE mas não compareceram no dia do exame devem solicitar dispensa até 31 de...

Leia mais

17 Janeiro 2018

Para estudar na UFOP o candidato precisa ter sido aprovado no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2017. Neste...

Leia mais

12 Janeiro 2018

Com ingresso anual (uma turma no primeiro semestre do ano), o processo seletivo é composto por duas etapas: avaliação da...

Leia mais

8 Janeiro 2018

A UFOP, por meio da Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD), divulga edital para o preenchimento de 969 vagas residuais, distribuídas em...

Leia mais