skip to content

Curso de Engenharia Urbana é ofertado a partir de 2018 na UFOP

Twitter icon
Facebook icon
Google icon

Em 2018, a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) ganha mais um curso presencial de graduação. Ofertado na Escola de Minas (EM), o curso de Engenharia Urbana soma-se às nove engenharias e ao curso de Arquitetura e Urbanismo oferecidos na EM.

A UFOP é a primeira instituição de ensino no Brasil a ofertar o curso a nível de graduação. De acordo com o Professor do Departamento de Engenharia Urbana (DEURB), Eleonardo Lucas, a Universidade conta com recursos necessários para a oferta do curso. “Laboratórios na área de saneamento e hidráulica, por exemplo, já existem na Escola de Minas e serão utilizados para formação dos alunos”, afirma. Além disso, o professor explica que a infraestrutura disponível no Núcleo de Geotecnia da Escola de Minas da UFOP (NUGEO) foi determinante para viabilizar o curso.

O Engenheiro Urbano é responsável por questões técnicas associadas às cidades, como drenagem urbana, estabilidade de encostas e taludes, transporte, sistemas de água e esgoto, além das questões vinculadas ao planejamento e gestão das cidades. O curso surge a partir da necessidade de um profissional com visão sistêmica, englobando diferentes áreas associadas não só a engenharia. 

Segundo Eleonardo, “atualmente se percebe a falta de conhecimento sistêmico que consiga cruzar todas as especialidades da infraestrutura e planejamento urbano. Então, a proposta não é a formação de um engenheiro que tenha domínio de todas as questões urbanas, mas que tenha conhecimento para realizar o cruzamento de todas as especialidades técnicas”, ressalta.

No Brasil, a responsabilidade em formar profissionais aptos a trabalhar com gestão, ocupação e desenvolvimento de pequenas, médias e grandes cidades está historicamente atribuída aos arquitetos e urbanistas. Desse modo, é papel do engenheiro urbano pensar estratégias para resolver problemas estruturais e sociais urbanos visando a melhoria de infraestrutura e qualidade de vida dos cidadãos. 

PRIMEIRA TURMA - No primeiro semestre de 2018 serão ofertadas 36 vagas para o curso. As inscrições devem ser realizadas através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) realizado em 2017. O sistema recebe inscrições pelo endereço sisu.mec.gov.br de 29 de janeiro a 1º de fevereiro. Para saber mais, os interessados em ingressar na área podem acessar o site Vestibular UFOP.

Conheça os outros cursos presenciais ofertados pela Universidade.

Veja também

12 Janeiro 2018

Com ingresso anual (uma turma no primeiro semestre do ano), o processo seletivo é composto por duas etapas: avaliação da...

Leia mais

8 Janeiro 2018

A UFOP, por meio da Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD), divulga edital para o preenchimento de 969 vagas residuais, distribuídas em...

Leia mais

3 Janeiro 2018

As inscrições de projetos a serem desenvolvidos junto ao Programa Pró-Ativa durante o ano letivo de 2018 devem ser feitas...

Leia mais

14 Dezembro 2017

Para estudar na UFOP o candidato precisa ter sido aprovado no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2017. Neste...

Leia mais