Ir para o conteúdo

Fórum das Letras debate assuntos emergentes

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Lívia Ferreira
Com: 
Daniel Almeida

Evento tradicional de Ouro Preto desde 2005, o Fórum das Letras promove o diálogo entre autores e o público participante. Neste ano, o evento aconteceu no Museu Casa dos Contos. A exposição "Silêncio Lascado - Guilherme Mansur & Paulo Leminski", a mostra literária de Leminski e apresentação do Coral do IFMG deram início à programação da décima quarta edição do Fórum, que teve como tema "Emergências: Literaturas e Outras Narrativas".

Um dos destaques, a chuva de poesia, prática comum para o poeta ouro-pretano homenageado, Guilherme Mansur, espalhou pela cidade textos impressos de Guilherme e de Paulo Leminski, poeta curitibano também homenageado no evento. 

ARQUITETURA DO PERÍODO COLONIAL - O professor e doutor em História da Arte Percival Tirapeli apresentou no segundo dia a pesquisa que resultou no livro "Patrimônio Colonial Latino-Americano", no Anexo do Museu Inconfidência. A mesa contou com o jornalista e atual secretário de Estado da Cultura de Minas Gerais, Ângelo Oswaldo. 

"A América Latina é sempre emergente. O meu livro tem como objetivo apaziguar essa relação conflituosa entre Brasil e América Latina. O Brasil não olha para a América Latina e a América Latina, com vinte e três países, não olha para o Brasil ou, quando olha, vê um Brasil imperialista, o Imperialismo. O meu livro diminui essa distância e esquece esse contexto político atual conturbado", destacou Percival. Saiba mais sobre a pesquisa de Percival no site do Fórum das Letras de Ouro Preto. 

 

percival.jpg

Lívia Ferreira
Percival Tirapeli apresenta seu livro "Patrimônio Colonial Latino-Americano" ao lado de Ângelo Oswaldo
 
"ESCREVIVER; A ESCRITA DA MULHER NEGRA" - O evento seguiu no sábado (3) e contou com a presença da poetisa e romancista Conceição Evaristo. Devido à demanda de público, a atividade foi dividida em duas seções, para conseguir atender a todos que esperaram na fila. Dulce Maria Pereira, professora da UFOP e coordenadora estadual do Movimento Negro Unificado, foi a mediadora da noite na Casa da Ópera.

Conceição Evaristo já publicou seis livros e venceu o Prêmio Jabuti de literatura em 2015. "Aos 44 anos eu tive meu primeiro trabalho publicado, mas já escrevia há tempos", conta. Para as mulheres negras, escrever e publicar é um ato político porque, segundo ela, isso rompe com o imaginário que as coloca em lugar de subalternidade. 

"Por que as pessoas leem Clarice Lispector e percebem que ela traz a angústia humana, que pergunta sobre o próprio sentido da vida, e não acham que Carolina Maria de Jesus também está fazendo isso?", indagou Conceição. Ela diz que é preciso reconhecer que problemas das mulheres negras retratados na literatura vão além das angústias físicas.

Depois da mediação, Conceição leu o poema "Da calma e do silêncio", escrito por ela. "Os jovens estão me potencializando. Então peço: me acolham sempre, por favor", declarou. A plateia, depois disso, aplaudiu-a de pé. 
 

conceicao.jpg

Lívia Ferreira
Conceição Evaristo lê poesia ao lado da mediadora Dulce Maria Pereira

Veja também

30 Junho 2022

O Departamento de Filosofia abre inscrições para processo seletivo de bolsistas para atuar no Fórum das Letras, no período de...

Leia mais

30 Outubro 2018

Realizado pela Universidade Federal de Ouro Preto, em parceria com o Sesc, e coordenado pela escritora e professora da Universidade...

Leia mais

11 Novembro 2016

A abertura oficial da 12ª edição do Fórum das Letras de Ouro Preto, em parceria com a UFOP, aconteceu na...

Leia mais

4 Novembro 2016

Entre os dias 10 e 15 de novembro, o Cine Vila Rica vai receber o Cineclube Futura, mostra de documentários...

Leia mais