Ir para o conteúdo

UFOP assina acordo com a Google para uso do G Suite for Education

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e a empresa GetEdu (parceira da Google no Brasil) firmaram acordo de cooperação com objetivo de disponibilizar, para alunos e servidores, ferramentas on-line gratuitas de e-mail, bate-papo, agenda e compartilhamento de dados. As plataformas serão cedidas por meio do G Suite for Education e terão capacidade de armazenamento ilimitada. 
 
G SUITE FOR EDUCATION — É uma ferramenta de comunicação da Google que disponibiliza gratuitamente para instituições de ensino públicas os recursos: Gmail, Google Drive, Classroom (sala de aula), Calendário, Docs, Forms, Slides, Hangout e Spreadsheets (planilhas).
 
Os recursos disponibilizados trazem ferramentas específicas para o trabalho docente, como o gerenciamento de salas, criação de aulas, distribuição de tarefas e elaboração de questionário. Outras poderão também ser utilizadas nos setores administrativos, como as que permitem trabalhos colaborativos, pelas quais documentos podem ser editados simultaneamente em qualquer lugar e em tempo real. 
 
SEGURANÇA — A utilização da plataforma garantirá aos usuários mais segurança e eficiência, principalmente em relação a alguns problemas recorrentes que a comunidade da UFOP vem enfrentando, como o alto número de spams e o atraso no envio e recebimento de e-mails, as limitações de espaço nos serviços de armazenamento de arquivo e a falta de ferramentas para comunicação institucional que permitem troca de mensagens em tempo real e videoconferência.
 
Segundo o diretor do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) da UFOP, Abelard Ramos Fernandes, a Google não terá acesso às informações hospedadas nos recursos disponibilizados. Entre as vantagens, destacam-se as que estão relacionadas ao serviço de e-mail. "Atualmente a Universidade não possui uma equipe especializada em melhorar a interface, desempenho e segurança do serviço de e-mail, que é de 2009. Em contrapartida, a Google possui engenheiros que garantem um desenvolvimento contínuo do serviço oferecido", explica. 
 
Ainda segundo Abelard, não haverá perda na troca de plataforma de e-mails. Tanto as mensagens arquivadas quanto as enviadas para os atuais e-mails serão encaminhadas para os novos domínios.
 
A mudança representa melhorias na segurança das informações hospedadas, na performance e na usabilidade, visto que a interface, que é simplificada e dinâmica, está disponível nas versões on-line e mobile.
 
TREINAMENTO — Entre os dias 29 de janeiro e 2 de fevereiro, aconteceu em Brasília (DF) o treinamento da equipe do NTI que será responsável pela implementação do serviço na UFOP. Cinco servidores do Núcleo aprenderam sobre o funcionamento das ferramentas da Google (API Google), boas práticas do projeto e gerenciamento da ferramenta de administração que será operada pelo Núcleo (Admin Console). 
 
A partir do treinamento, iniciaram-se os testes e a implementação do novo sistema de e-mails que será dividida em três momentos: inicialmente, servidores do NTI configurarão todo o sistema; depois serão selecionados alguns servidores de diversos setores da UFOP para realizar os testes e, finalmente, até o término de abril, o serviço será disponibilizado para todos os servidores e alunos da Universidade. 
 
Até o final da implementação, será criado um site contendo um tutorial sobre as funcionalidades das ferramentas disponibilizadas.
 
PROCESSO — O acordo de cooperação é resultado dos esforços do Núcleo de Tecnologia da Informação, somados ao apoio da Procuradoria Federal junto à UFOP e da Gerência de Contratos e Convênios (GECON).
 
O processo administrativo, de número 23109.002069/2017-11, está disponível na Gerência de Contratos e Convênios para consulta.
 
A Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) são instituições brasileiras que já fizeram esse acordo e usam o G Suite for Education como meio de comunicação.

Veja também

17 Abril 2023

Conforme determinado pelo Edital nº 20 , publicado na página do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira...

Leia mais

13 Dezembro 2022

O documento fornece orientações ao governo, empresas e sociedade civil acerca da implementação da recomendação da Organização para a Cooperação...

Leia mais

22 Novembro 2022

A partir de orientações da Portaria nº 9.763 do Ministério da Economia, as aulas da Graduação e da Pós-graduação, nos...

Leia mais

1 Setembro 2022

Lançado em março deste ano através de uma parceria entre professores do Departamento de Direito (Dedir) e do Departamento de...

Leia mais