skip to content

A peça O Pequenino Grão de Areia agrada público de diversas idades

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Além de exposições, oficinas e concertos, o Festival de Inverno trouxe diversas apresentações culturais para o público interessado. Estudantes de Artes Cênicas na UFOP apresentam o primeiro ensaio aberto da peça teatral infantil “Pequenino Grão de Areia”, no teatro do Centro de Convenções.

A história retrata o universo infantil através de cinco personagens que representam grãos de areia de uma praia, que nos sugere serem crianças através da entonação da voz e da ação dos atores durante as cenas. Os grãos estão sempre brincando entre eles de jogos do universo infantil como: coelhinho saiu da toca, batata quente e do pezinho. 

Esse projeto de extensão vinculado ao programa Teatro, Universidade e Informação (TUI) tem o viés pedagógico e o objetivo do grupo é se apresentar nas escolas e para o público infantil. Logo no inicio, cada grão se apresenta e fala sua característica mais marcante. Tem o que ri sem parar, o que chora sem parar, um que é doutor, um que só fica feliz, e por ai vai. “Na peça cada grão de areia tem sua característica, nenhum é igual ao outro. Assim como as crianças, todas são diferentes. O diferente de cada um forma o todo.” reflete um dos atores, Clodoaldo Borges.

Um dos grãos, o apaixonado, fica encantado com uma estrela do céu. Todos caçoam e não dão a miníma para ele. Ele tenta ajuda dos quatro elementos da natureza e nada dá certo, o que nos permite até fazer uma analogia Shakespeariana levando em consideração o romance de Romeu e Julieta. 

Com muita música instrumental, cantos e danças tudo vai ficando mais leve e dinâmico. Surgiram adaptações de diversos estilos, desde o samba, rap ao rock. Segundo os integrantes, o projeto faz com que o que é aprendido na academia seja colocado em prática, saindo do lugar comum da teoria agregando experiências profissionais e fazendo com que o DEART seja conhecido pela a região, divulgando cultura entre as diversas áreas do conhecimento.

Veja também

24 Agosto 2017

A " Carta Mariana e Ouro Preto de Políticas Culturais " aborda o planejamento cultural da região dos municípios por...

Leia mais

18 Julho 2017

35580104560_7c5e668f47_b.jpg Larissa Pinto O grupo Maracatrupe passou pelo corredor cultural no último domingo (16) Com o objetivo de reunir os...

Leia mais

13 Julho 2017

Cultura e tradições populares são destaques na edição 2017 do Festival de Inverno. Os trabalhos de diversos artesãos e artistas...

Leia mais

12 Julho 2017

Neste ano, serão 71 oficinas distribuídas entre as três cidades. As duas cidades da região dos Inconfidentes, Mariana e Ouro...

Leia mais