Ir para o conteúdo

Histórias de Chicó e João Grilo animam fim de tarde de Ouro Preto

Twitter icon
Facebook icon
Google icon

Caminhando pelas ruas de Ouro Preto, os personagens João Grilo (Cláudio Falcão), a pé, e Chicó (Fernando Augusto), de bicicleta, já interagiam com quem passava. Dentre elogios eles recebiam agradecimentos e, até mesmo, buzinas de carro ritmizadas que acompanhava a sineta da magrela azul. 

Ao chegar na ponte seca, local onde aconteceu o espetáculo, João Grilo já interagia com o público que disparou a rir. Com uma gaita ele tocava músicas do interior. Quem estava lá logo reconhecia a melodia e começava a cantar. Desenfreado, Chicó, descia o morro íngreme com as pernas pra cima e gritando: "Sai da frente, sai da frente!". 

As crianças, grande parte dos que estavam presente, começam a prestar atenção na conversa dos dois com brilho nos olhos, quase nem piscam. As histórias contadas giram em torno de causos que acontecem na roça, no sertão. 

João toca gaita, Chicó flauta. O maior desejo de Chicó é que o padre da Igreja do Rosário abençoe seu instrumento musical. João Grilo então escolhe na plateia um rapaz para ser o padre, e o leva até o palco. Agora é a vez de achar coroinhas para compor o altar. As crianças começam a gritar: "Eu, eu, eu!". O sucesso da interação é unânime. O padre já está com a batina, e a missa montada. Cânticos católicos são entoados enquanto os pequeninos balançam o sino. Tudo para que o personagem tenha seu sonho realizado. Ele logo chega e já ajoelha de frente ao padre. Logo após a cerimônia, fica tão empolgado que começa a tocar a flauta freneticamente. Todos gostam e aplaudem. 

A garotada fica tão animada que uma criança invade o palco para chegar mais perto dos personagens, que acabam interagindo com o menino. A improvisação é um show a parte. João abre o pão, e ensina Chicó a dividir o alimento que, por sinal, sou o primeiro a receber um pedaço. "Vou dar pão para esse menino, ele está com uma carinha de quem está passando fome". 

Caminham no meio das pessoas fazendo com que a interação seja divertida, além de fazer com que quem está assistindo participe da cena. A apresentação musical começa, e todos começam a bater palma acompanhando o ritmo. Maria, de 8 anos, é tirada para dançar por Chicó. "Eu adorei. É bem interessante e legal. Foi muito divertido", comenta a menina. 

O espetáculo, que estava marcado para ser no Largo do Rosário, não pôde acontecer no local, devido a uma cerimônia de casamento que estava sendo celebrada no mesmo horário da peça. "Foi incrível. Não estávamos preparados para apresentar no espaço, nunca havíamos ensaiado lá. Foi pelo público que nos transportamos, e, ao chegar e ver a ponte seca tomada por nosso lindo publico, não tivemos outra reação a não ser nos divertir junto com eles. Agradeço a praça da Ponte Seca, por não deixar que o sonho não se concretizasse. Agradeço aquele lugar encantador, que mesmo num momento de inicio de noite, fez a magia acontecer. Obrigado nosso incrível público!", avalia o ator Cláudio Falcão.

Veja também

1 Março 2024

Está disponível o resultado preliminar da seleção de propostas para compor a programação do Festival de Inverno de 2024. Conforme...

Leia mais

28 Julho 2023

O Festival de Inverno UFOP 2023 recebeu André Trigueiro, jornalista, professor de Geopolítica Ambiental e Jornalismo Ambiental, escritor, repórter da...

Leia mais

27 Julho 2023

Depois de duas semanas de eventos em Ouro Preto, Mariana e João Monlevade, a edição de 2023 do Festival de...

Leia mais

26 Julho 2023

O jornalista André Trigueiro realiza duas palestras no Centro de Artes e Convenções da UFOP nesta semana. Ambas podem ser...

Leia mais