Ir para o conteúdo

Festival de Inverno traz oficina sobre empoderamento feminino

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Em frente ao espelho, elas percebem a si próprias. A tarefa é enumerar três características que acreditam ser positivas e negativas em seus corpos. Após o compartilhamento das auto-observações, cada mulher escolhe três revistas femininas. Este é o clima da oficina "O Empoderamento da Mulher através da Fotografia, ministrada pela fotógrafa Paula Peçanha que, a partir das olhas, lança o seguinte questionamento:  “Vocês não gostam de algo em seus corpos por que incomoda, ou por que não veem aquilo ser representado pela mídia como bonito?”

13633396_10207771310773953_1205444458_o.jpg

Paula Peçanha
O objetivo da oficina era aliar o ensino da técnica da fotografia com a conscientização e empoderamento de mulheres.
A fotógrafa acredita na “influência das fotos que vemos sobre como nos sentimos”, acrescentando que o objetivo da oficina é promover o empoderamento das mulheres e estimulá-las a se valorizar e expor toda a beleza, naturalidade e peculiaridade de cada uma”. As participantes são fotografadas em diversos espaços do ICHS, em ensaios fotográficos que pretendem “causar o reconhecimento e o uso das potencialidades da mulher”.

Para a  estudante de Pedagogia Tamiris Oliveira, o empoderamento trouxe autoconhecimento e mais segurança para enfrentar os desafios do cotidiano. “Se eu não fosse tão decidida comigo mesma, talvez daria mais importância ao que os outros pensam sobre mim. Foi um processo me aceitar como sou e me sentir linda”. 

A turismóloga Laura Esther Silva Barbosa acredita que a roda de conversa auxiliou aos presentes na percepção de que cada mulher tem sobre si mesma. “A oficina foi boa  por ter mulheres de idades diferentes, visões amplas e diversificadas. Quando várias mulheres se reúnem e cada uma expõe sua maneira de pensar, fica mais fácil entender e defender suas ideias e jeito de viver”. 

A oficina ocorreu na última sexta-feira (08), no Instituto de Ciências Humanas Sociais, ICHS, em Mariana. Para conferir a programação do Festival de Inverno 2016, clique aqui.
 

Veja também

1 Março 2024

Está disponível o resultado preliminar da seleção de propostas para compor a programação do Festival de Inverno de 2024. Conforme...

Leia mais

28 Julho 2023

O Festival de Inverno UFOP 2023 recebeu André Trigueiro, jornalista, professor de Geopolítica Ambiental e Jornalismo Ambiental, escritor, repórter da...

Leia mais

27 Julho 2023

Depois de duas semanas de eventos em Ouro Preto, Mariana e João Monlevade, a edição de 2023 do Festival de...

Leia mais

26 Julho 2023

O jornalista André Trigueiro realiza duas palestras no Centro de Artes e Convenções da UFOP nesta semana. Ambas podem ser...

Leia mais