skip to content

Concerto de flautas dá charme especial à noite de Ouro Preto

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Samuel Consentino

2016-07-14_quartetofeitovento_op_samuelconsentino-29.jpg

Samuel Consentino
O grupo é formado por professora, alunos e ex-alunos do curso de música da UFOP.
Nessa apresentação musical, composta por quatro integrantes, o show fica por conta das melodias do grupo “Feito Vento”, formado por professora, alunos e ex-alunos do curso de música da UFOP, com especialidade na Flauta Doce.

Sentados, os músicos começam sua primeira música que surpreende o público que logo aplaude. Logo após, entra em cena o clássico Quatro Estações de Antonio Vivaldi. Não há cenário. Tudo fica por conta dos sons emitidos pelo instrumento mais popular na idade Média. Enquanto tocam, seus braços e troncos dançam acompanhando o ritmo da peça. Movimentos leves contrastam com tamanha complexidade da execução das músicas.A comunicação entre eles é feita pelo olhar. Parecem estar sorrindo uns para os outros. Pura sintonia.

Foi a primeira vez que a professora Tereza Castro, se apresentou com o grupo. “Essa é nossa primeira vez nos apresentando.  Espero quero que estejamos sempre nos renovando”, comenta.

Dentre as peças, foram executadas as variações sobre “Peixe Vivo”, de Osvaldo Lacerda, dita pelos integrantes ser uma homenagem aos mineiros e a Minas Gerais e, em sequência, Trenzinho da Cantareira, de Eduardo Escalante, como uma homenagem aos paulistas. Temas do folclore brasileiro também foram interpretados. 

Segundo a estudante Carla Diniz,  o fato dos professores se apresentarem com os alunos é fantástico. “É a primeira vez que assisto um concerto de Flauta Doce, Achei muito interessante a união entre professor e aluno, mostra a continuidade de um trabalho que teve início na relação ensino-apredizagem dentro da universidade”, contempla.

Voltar para a página inicial do Festival.

Veja também

24 Agosto 2017

A " Carta Mariana e Ouro Preto de Políticas Culturais " aborda o planejamento cultural da região dos municípios por...

Leia mais

18 Julho 2017

35580104560_7c5e668f47_b.jpg Larissa Pinto O grupo Maracatrupe passou pelo corredor cultural no último domingo (16) Com o objetivo de reunir os...

Leia mais

13 Julho 2017

Cultura e tradições populares são destaques na edição 2017 do Festival de Inverno. Os trabalhos de diversos artesãos e artistas...

Leia mais

12 Julho 2017

Neste ano, serão 71 oficinas distribuídas entre as três cidades. As duas cidades da região dos Inconfidentes, Mariana e Ouro...

Leia mais