Ir para o conteúdo

50ª edição do Festival de Inverno homenageia Zé Pereira

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Íris Zanetti

A 50ª edição do Festival de Inverno Ouro Preto e Mariana - Fórum das Artes será realizada de 8 a 23 de julho. Neste ano, a agremiação folclórica-carnavalesca Zé Pereira do Club dos Lacaios será homenageada, junto com o icônico personagem. Sediada em Ouro Preto, a agremiação completa 150 anos de atividades ininterruptas em 2017.

Além da homenagem, a edição ainda será marcada por uma forte presença das tradições locais em sua programação. Segundo Wilson Pereira de Oliveira, pró-reitor adjunto de Extensão, ao trazê-las para o evento, o intuito é aproximar a população da região do Festival. “Nós entendemos que as cidades têm de se mostrar no Festival. E geralmente são pessoas de fora que trazem contribuições à cultura local e não o oposto, mas os convidados principais são os integrantes de atividades artísticas dos municípios de Mariana e Ouro Preto”, explica.

Gabriela Gomes, professora do curso de Museologia da UFOP e coordenadora do Projeto “Residência do Zé Pereira: a história do Clube dos Lacaios contada por sua gente”, ocupa a posição de curadora de tradições nesta edição do Festival.  Para ela, “é como se a universidade passasse a dar voz à comunidade. A sensação é de uma realização muito grande, pois a gente se torna interlocutor entre a cidade e a Universidade, valorizando as tradições locais”, ressalta. Além da agremiação, outras organizações locais terão espaço dentro do evento da Universidade.

ZÉ PEREIRA - Fundada em 1867, a agremiação folclórica-carnavalesca Zé Pereira do Club dos Lacaios é a mais antiga em atividade no Brasil. Desde sua fundação, o Zé Pereira desfila pelas ladeiras de Ouro Preto com seus três bonecos mais antigos: Catitão, Baiana e Benedito, acompanhados do toque dos clarins e das lanternas.

Para o presidente da agremiação, Arthur Ramos Carneiro, é importante falar sobre e, principalmente, valorizar as tradições da cidade em um evento grande como o Festival de Inverno. “Eu fico muito feliz com essa oportunidade, não só pelo Zé Pereira, mas também por outras instituições culturais aqui da região, como o Congado e outras mais. Acredito que temos que valorizar  o que é feito aqui, tanto em Ouro Preto como em Mariana. Será uma oportunidade de aproximar a comunidade da universidade, de desmistificar um pouco o preconceito que existe”, acrescenta.

INSCRIÇÕES - A organização do Festival recebe, até o próximo domingo (21), as inscrições para eventos e oficinas. São previstas atividades em Ouro Preto, Mariana e João Monlevade. O edital e os formulários de inscrições podem ser acessados em festivaldeinverno.ufop.br.

Membros da comunidade acadêmica que desejem levar projetos que já desenvolvem dentro da Universidade para o Festival podem se inscrever pelos mesmos formulários e seguindo o mesmo edital.

Veja também

1 Março 2024

Está disponível o resultado preliminar da seleção de propostas para compor a programação do Festival de Inverno de 2024. Conforme...

Leia mais

28 Julho 2023

O Festival de Inverno UFOP 2023 recebeu André Trigueiro, jornalista, professor de Geopolítica Ambiental e Jornalismo Ambiental, escritor, repórter da...

Leia mais

27 Julho 2023

Depois de duas semanas de eventos em Ouro Preto, Mariana e João Monlevade, a edição de 2023 do Festival de...

Leia mais

26 Julho 2023

O jornalista André Trigueiro realiza duas palestras no Centro de Artes e Convenções da UFOP nesta semana. Ambas podem ser...

Leia mais