Evento TEDx UFOP ocorreu no último sábado (10)

Com:
Karine Bibiano

Organizada por alunos de graduação da Universidade Federal de Ouro Preto, a primeira edição ouro-pretana do TEDx ocorreu no último sábado (10), no departamento de Geologia. O evento é organizado em formato de reuniões locais, nas quais palestras curtas e de grande impacto são apresentadas aos participantes, com o objetivo de divulgar ideias que merecem ser espalhadas. O TEDx é um evento planejado e coordenado de maneira independente e sem fins lucrativos, reunindo pessoas de todas as áreas do conhecimento, que acreditam no poder da disseminação de grandes ideias que alimentam o desejo de ajudar a criar um futuro melhor.

Paulo Henrique Pereira da Silva, 23 anos, estudante de Engenharia Civil da UFOP e coorganizador do evento, disse que a equipe da organização sempre teve a vontade de deixar um legado para a Universidade. Após participarem do evento LABx, da Fundação Estudar, decidiram trazer o TEDx para a UFOP. "Ter um evento desse, que nunca teve em Ouro Preto, é abrir as portas para que outras edições no futuro venham a acontecer, porque como é o lema do TEDx,'Ideias que merecem ser compartilhadas', e é muita ideia compartilhada aqui".

O tema desta edição foi "Transformação: pessoal, profissional e social". Nove palestrantes contaram sobre suas vidas, suas conquistas profissionais e pessoais, as motivações para se transformarem e seguirem a carreira de seus sonhos, sem pensar nos empecilhos que estavam pelo caminho.

Um dos palestrantes foi Jacques Fux, 40 anos, professor e escritor, graduado em matemática e mestre em Ciência da Computação pela UFMG, mas que se encontrou mesmo no mundo dos livros. É doutor e pós-doutor em Literatura pela UFMG, pela Universidade de Lille 3 na França e pela Unicamp, além de pesquisador visitante na Universidade de Harvard. Ele juntou a matemática com o mundo da literatura e escreveu como tese de doutorado o livro Literatura e Matemática , que recebeu o Prêmio CAPES de melhor tese de Letras e Linguística do Brasil. "É uma alegria muito grande falar aqui no TEDx. Sou professor e já mostrei palestras do TED pros meus alunos, que eu acho muito interessante, [porque] sempre têm um conteúdo muito interessante. Acho bem legal ser dentro das universidades. Eu gosto de Ouro Preto e acho um ambiente universitário muito rico", declara o professor.

Além de Jacques, se apresentaram também Ariovaldo Junior, Bruno Meilman, Guilherme Trivellato, Leizer Pereira, Mariane Tonello, Stephanie Crispino, Tâmara Andrade e Welligton Vitorino, tendo Ailton Cunha como mestre de cerimônias. Para saber mais sobre eles, acesse o site do TEDx UFOP.

O evento foi dividido em 3 blocos com 3 palestrantes cada. Entre cada bloco houve algumas apresentações culturais, como dança do ventre, música e mágica, deixando o ambiente ainda mais inspirador.

As palestras do TEDx UFOP foram gravadas e serão disponibilizadas on-line em breve, assim como todos os outros eventos do TED e TEDx que já aconteceram ao redor do mundo.