Ir para o conteúdo

7º CBEU reúne milhares de alunos e professores em Ouro Preto

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Thiago Barcelos

A 7ª edição do Congresso Brasileiro de Extensão Universitária (CBEU), sediado pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), teve início nessa quarta-feira (7) com o auditório do Centro de Artes e Convenções de Ouro Preto lotado. O evento tem a proposta de expor trabalhos feitos pelos alunos das instituições públicas para gerar reflexão e o intercâmbio de ideias e soluções para além do ambiente universitário. Estiveram na mesa de abertura o reitor Marcone Jamilson Freitas Souza e a pró-reitora de Extensão da UFOP, Ida Berenice Heuser, juntamente com o presidente e vice-presidente do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (Forproex).

03311_dsc_0100_6220809238572852196.jpg

Thiago Barcelos
Estudantes e professores de todo o país vieram até Ouro Preto apresentar seus projetos e extensão.
A Pró-Reitora de Extensão agradece a presença de todos e a todos que fizeram a UFOP a sediar o CBEU. “Que nesses três dias a gente mostre a nossa defesa da universidade gratuita. Foi uma conjuntura muito adversa que, mesmo assim, tivemos muitos apoios. Eu agradeço às universidades parceiras que nos ajudaram a organizar este evento, a toda Pró-Reitoria de Extensão da UFOP (PROEX), que me permitiu ajudar a todos os setores, docentes e alunos voluntários. É um evento muito importante. Estamos recebendo com muito carinho todos vocês”. O evento conta com aproximadamente 200 voluntários que participam ativamente da sua organização e produção. Foram, no total, 4 mil pessoas inscritas para participarem e apresentarem seu trabalho no CBEU, dentre elas professores, técnicos e alunos que integram o quadro de ações extensionistas nas universidades de todo o país.

“É uma honra para a UFOP sediar este importante evento que vem para contribuir com a consolidação da extensão enquanto uma das atividades pilares das universidades. O sucesso é garantido devido ao número de inscritos vindos de diversos cantos do nosso país comprometidos com o valor da educação e com a melhoria das integrações das nossas instituições com a sociedade”, afirma o reitor Marcone Jamilson.

Participam do CBEU, por exemplo, três estudantes de Ponta Grossa, no Paraná. Tais Cruz, Marina Fogaça e Isadora Rocha consideram o evento muito importante para sua formação acadêmica. “Tem bastante importância, pois é um evento de nível nacional. Além de ser uma oportunidade de expor nossos trabalhos, podemos integrar contribuindo para gerar ideias e aprimoramentos para a nosso projeto”, conclui Mariana. 

03317_dsc_0027_editar_3575089000922031788.jpg

Thiago Barcelos
Ao longo da programação do Congresso, são realizadas também intervenções artísticas na cidade.
A estudante da UFOP Alessandra Reis participa do projeto de extensão do grupo de dança Rosários. Ela afirma que esta é uma oportunidade de conhecer os trabalhos tanto dentro e fora do nosso meio. "Acredito que é uma oportunidade também de mostrar um pouco da nossa pesquisa e da nossa dança".

Logo após a cerimônia de abertura, aconteceu a conferência "Inovação e emancipação: valores humanos, tecnológicos e ambientais ministrada pelo professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Valdiney Gouveia, na qual foram discutidos possibilidades de inovar os setores de pesquisa e indústria conciliando a responsabilidade para com o ser humano e o meio ambiente; progredir sem destruir.

Além dos projetos de extensão apresentados pelos alunos e ex-alunos, esta edição fornecerá uma programação cultural vasta durante todo o decorrer desta semana. Os eventos, de entrada franca, vão desde peças de teatro e intervenções artísticas até exibição de filmes e exposições.

Confira a matéria da TV UFOP sobre o CBEU:

Veja também

20 Março 2024

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex) publica o resultado preliminar do edital de solicitação de bolsas para as ações...

Leia mais

19 Março 2024

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex) torna público o resultado final da seleção de propostas culturais que vão compor...

Leia mais

5 Março 2024

Produzido pelo Centro de Extensão e Cultura de Mariana (Cemar), o "Caderno Cemar" tem como objetivo divulgar as ações de...

Leia mais

1 Março 2024

A Central de Empresas Juniores (CEJ) da UFOP oferta um novo curso virtual, o "CEJ Informa". O objetivo é capacitar...

Leia mais