Ir para o conteúdo

UFOP Convida recebe José Eduardo Costa Silva

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Íris Jesus
Em edição realizada na última semana, o evento contou com a presença do músico e compositor José Eduardo Costa Silva que apresentou concerto-palestra com o tema "A música e o ser", baseado em seu livro "Heidegger e a Música da Poesia".

José, que também é doutor em música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), é professor na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), onde desenvolve projetos de pesquisa em música, filosofia, psicanálise e teatro. Especialista em instrumentos antigos, tem se dedicado à composição de músicas para alaúde.

Ao longo da apresentação, dividida em 11 atos, o músico contou curiosidades a respeito de suas composições e de sua carreira. No final, esclareceu dúvidas e respondeu às perguntas dos presentes. 

O INSTRUMENTO - Baseado na lógica da harpa, o alaúde é um instrumento de corda com braço dividido por trastes e possui a caixa em formato de pera ou gota. Surgiu no século VII, na Pérsia, com formato semelhante ao que se usa hoje. Quase todos os tipos de alaúde apresentam cordas duplas, e alguns possuem composições mistas de cordas duplas e simples.

O PROGRAMA -  Com o objetivo de aproximar os alunos de Música à prática, o UFOP Convida traz à Universidade músicos de vários segmentos, onde são realizadas apresentações gratuitas. O evento proporciona a troca de experiências,em que artistas têm a oportunidade de mostrar seu trabalho e alunos de assistir a recitais ao vivo.
 
 

Veja também

20 Março 2024

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex) publica o resultado preliminar do edital de solicitação de bolsas para as ações...

Leia mais

19 Março 2024

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex) torna público o resultado final da seleção de propostas culturais que vão compor...

Leia mais

5 Março 2024

Produzido pelo Centro de Extensão e Cultura de Mariana (Cemar), o "Caderno Cemar" tem como objetivo divulgar as ações de...

Leia mais

1 Março 2024

A Central de Empresas Juniores (CEJ) da UFOP oferta um novo curso virtual, o "CEJ Informa". O objetivo é capacitar...

Leia mais