Ir para o conteúdo

Projeto de Extensão vai reorganizar e divulgar o Museu da Escola de Minas

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Gabriel Campbell

A partir deste ano, o projeto Releitura do Acervo do Museu da Escola de Minas, coordenado pelo professor Almir Aparecido Malta Ferreira, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo, inicia o processo de catalogação do acervo dos setores de Astronomia, Desenho e Topografia do Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas da UFOP. 

São dez alunos, bolsistas e voluntários de diversas áreas envolvidos em descrever todas as peças que ainda não possuem registros completos, com o objetivo de fazer com que os visitantes conheçam novas informações sobre o que está exposto. 

Além do registro das especificidades técnicas dos objetos, existe o processo do levantamento sistemático das características funcionais e aplicabilidade, vinculados ao contexto histórico dos acessórios, utensílios e ferramentas do acervo, a fim de divulgar à comunidade as formas de trabalho ao longo do tempo.

Após realizar tal processo, espera-se que o Museu ganhe maior visibilidade no cenário nacional e internacional, contribuindo para a maior circulação de público no espaço e no aprendizado de alunos e professores tanto da UFOP quanto de outras universidades e escolas. 

O coordenador afirma que esse projeto será de grande importância tanto para a Universidade quanto para a comunidade. “O projeto irá coletar, divulgar informações e disponibilizar peças históricas que agregam alto valor ao nosso conhecimento de maneira acessível e didática”, ressalta Ferreira. 



Observatório Astronômico
Com o auxílio do telescópio refrator de 200mm, um dos maiores do Brasil no gênero, instalado no Observatório Astronômico da Escola de Minas, o projeto visa também acompanhar a atividade do Sol, trabalho coordenado pelo próprio Almir, professor do Departamento de Arquitetura e Urbanismo, e sob orientação do professor Gilson Nunes, coordenador do observatório. 

O estudo acontece por meio do acompanhamento diário da superfície do Sol na região de Ouro Preto. Esses dados, após coletados, serão distribuídos via internet para o público e para outros centros de pesquisa, para que estudos mais avançados possam ser feitos. 

Outra etapa do projeto será possibilitar visitas orientadas ao Observatório Astronômico e à exposição de Astronomia, Desenho e Topografia do Museu para escolas. Essas visitas aconteceriam durante o dia com a realização de observações do Sol pelo método da projeção solar.

Veja também

20 Março 2024

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex) publica o resultado preliminar do edital de solicitação de bolsas para as ações...

Leia mais

19 Março 2024

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex) torna público o resultado final da seleção de propostas culturais que vão compor...

Leia mais

5 Março 2024

Produzido pelo Centro de Extensão e Cultura de Mariana (Cemar), o "Caderno Cemar" tem como objetivo divulgar as ações de...

Leia mais

1 Março 2024

A Central de Empresas Juniores (CEJ) da UFOP oferta um novo curso virtual, o "CEJ Informa". O objetivo é capacitar...

Leia mais