Ir para o conteúdo

Projeto "Cine Faísca" recebe kit com 376 filmes do cinema brasileiro

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Divulgação
Com: 
Equipe Cine Faísca
O projeto "Cine Faísca", vinculado ao Programa de Extensão Universitária "Mineração do OuTro – programa de cultura e crítica social", do curso de Serviço Social da UFOP, em contato com o Ministério da Cultura desde 2015, obteve junto ao acervo da Cinemateca Brasileira um kit de 376 filmes da Programadora Brasil. Os filmes estão em processo de registro e catalogação e, em breve, serão colocados à disposição da comunidade acadêmica da UFOP.

De acordo com o professor Marlon Garcia da Silva, um dos coordenadores do projeto, "a chegada dos filmes à UFOP ampliará os recursos e as possibilidades de exibições e mostras em Mariana e Ouro Preto, onde há três anos o projeto 'Cine Faísca' exibe e debate o cinema brasileiro e clássicos do cinema latino-americano e universal".

Segundo a professora Kathiuça Bertollo, que integra a coordenação do "Mineração do Outro", além dos novos filmes recém-chegados, "o 'Cine Faísca' está iniciando diálogo com a Pró-Reitoria de Extensão (Proex) sobre a possibilidade da obtenção de 'licença guarda-chuva', fundamental para ampliação de exibição de filmes em Mariana, já que a lei de direitos autorais é muito rígida e restritiva no país".
 

13817_mineracaodooutro.png

Divulgação
Os 376 filmes recebidos pelo projeto
 
Os coordenadores das iniciativas afirmam que o empenho na realização das ações está voltado para avançar a extensão universitária na UFOP, com oferecimento de espaços de cultura,  fruição estética e reflexão crítica para a população da região de Mariana e Ouro Preto.

Em 2018, o "Cine Faísca" continua com suas exibições no SESI Mariana, conforme a programação abaixo. Nos próximos meses, a equipe do projeto, que conta também com 17 estudantes de graduação dos cursos de Serviço Social, Jornalismo e Letras, discutirá as possibilidades de organização de novas mostras, com base nos filmes recém-chegados à UFOP.

Programação do Cine Faísca 2018:

24 de maio
Capitães da Areia (Cecília Amado, Guy Gonçalves)

20 de junho
Luzes da Cidade (Charles Chaplin)

19 de julho
Ladrões de Bicicleta (Vitório de Sica)

22 de agosto
Roma Cidade Aberta (Roberto Rosselini)

27 de setembro
Vidas Secas (Nelson Pereira dos Santos)

24 de outubro
Cantos de trabalho (Leon Hirszman)

22 de novembro
Pedreira São Diogo (Leon Hirszman)

Todas as exibições acontecem no SESI Mariana a partir das 19h.
 
A entrada é gratuita. 

Veja também

20 Março 2024

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex) publica o resultado preliminar do edital de solicitação de bolsas para as ações...

Leia mais

19 Março 2024

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex) torna público o resultado final da seleção de propostas culturais que vão compor...

Leia mais

5 Março 2024

Produzido pelo Centro de Extensão e Cultura de Mariana (Cemar), o "Caderno Cemar" tem como objetivo divulgar as ações de...

Leia mais

1 Março 2024

A Central de Empresas Juniores (CEJ) da UFOP oferta um novo curso virtual, o "CEJ Informa". O objetivo é capacitar...

Leia mais