Ir para o conteúdo

Forproex abre discussão sobre extensão e políticas públicas

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Pedro Nigro

A UFOP recebe até quarta (7), a 40º edição do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras, o FORPROEX, no Centro de Convenções de Ouro Preto. O evento recebe cerca de 160 participantes de todo país e fornece uma base para discussão e organização, garantindo a visibilidade das ações extensionistas das Universidades Públicas.

img_0039.jpg

Pedro Nigro
Pró-reitores de todo o país se reúnem até amanhã (7).
A programação desta edição é composta por mesas de debates que permeiam as diversas ramificações da extensão, como suas funções sociais e politicas públicas, o impacto na comunidade em que estão inseridos e os cortes orçamentários nas Instituição Públicas de Ensino Superior, pondo em cheque o futuro da extensão. De acordo com Marcos Torres, presidente do FORPROEX e Pró-Reitor da Universidade Estadual de Goiás, é um momento delicado e que requer um planejamento. “Acredito que desenha-se um retrocesso na formulação das politicas públicas para a educação superior. Essa ação precisa ser acompanhada muito de perto, com o olhar atento e com disposição das Universidades em apresentarem defesa intransigente de suas conquistas históricas”.

A mesa “Extensão e Políticas Públicas”, na tarde de segunda (5), recebeu o Reitor da Universidade Federal de Alfenas e Vice-Presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Paulo Márcio de Faria e Silva, e a Pró-Reitora da Universidade Federal de Alagoas, Joelma Albuquerque. Foi discutido o diálogo da extensão com a comunidade e para quem se direciona as políticas públicas, compreendendo as demandas de uma sociedade que está em transformação. De acordo com Paulo Márcio de Faria, “o novo perfil do jovem quer empreender, e não passar a vida inteira no mesmo emprego. A universidade precisa se atualizar com o perfil do aluno”, acredita. 

A Pró-Reitora da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Maria Malta, o Pró-Reitor da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, Etevaldo Almeida, e o professor da Universidade do Estado do Pará, Manoel Maximiano, estiveram à frente do debate sobre “Avaliação e indicadores da extensão na conjuntura atual”, também realizado na tarde dessa segunda, no qual foi traçado um panorama do contexto atual em que o país vive.

Para se adequar a esses debates, o Fórum rearranjou a pauta e o tema do encontro. Os assuntos técnicos, operacionais e a concepção desses projetos deram lugar a um alinhamento de como as Instituições devem agir e se posicionar. “Duas questões já estão apontadas pelos debates até agora. A primeira é que a comunicação e a estrutura de funcionamento em rede na Extensão Universitária brasileira deve ser intensificada como caminho para perceber e compreender a movimentação do novo governo, e portanto, como as politicas públicas de estado serão conduzidas. Em segundo, é a proposta de que nós mantenhamos um diálogo com os Fóruns de outras Pró-Reitorias, para que possamos pensar em ações articuladas em defesa da Universidade”, finaliza.

Veja também

20 Março 2024

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex) publica o resultado preliminar do edital de solicitação de bolsas para as ações...

Leia mais

19 Março 2024

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex) torna público o resultado final da seleção de propostas culturais que vão compor...

Leia mais

5 Março 2024

Produzido pelo Centro de Extensão e Cultura de Mariana (Cemar), o "Caderno Cemar" tem como objetivo divulgar as ações de...

Leia mais

1 Março 2024

A Central de Empresas Juniores (CEJ) da UFOP oferta um novo curso virtual, o "CEJ Informa". O objetivo é capacitar...

Leia mais