Ir para o conteúdo

Debate sobre pedofilia e violência sexual infantil marca sexta edição do Cinemas em Rede

Twitter icon
Facebook icon
Google icon

Mais uma edição do Cinemas em Rede foi realizada no Cine Vila Rica, nessa última quinta (15), em Ouro Preto. Dessa vez o tema girou em torno de questões a respeito de pedofilia e violência infantil. O convidado para ministrar o debate foi o psicólogo Diego Carrara do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) – Mariana.  

O filme Urutau, previamente selecionado na programação, não pôde ser exibido por questões técnicas, sendo substituído por "Anjos do Sol", com os debates ocorrendo antes e depois de sua exibição. O filme brasileiro trata sobre a exploração sexual e comercial de crianças e adolescentes .

Os presentes se juntaram nas primeiras fileiras para aprender e discutir mais sobre a mente das pessoas que cometem abuso e questionar possíveis teorias sobre o comportamento dos seres humanos, sob a mediação do psicólogo convidado.

diego_carrara.jpg

Monique Torquetti
Psicólogo alerta para aumento de crimes contra menores na região


Diego Carrara atua especificamente com crianças e adolescentes vítimas de violência sexual, e afirma que de 3 anos para cá, observando os índices com o Ministério Público, Polícia Civil e Conselho Tutelar, os números dos casos vêm aumentando na região. “Embora o debate e as políticas públicas tenham crescido, ainda hoje trata-se de um assunto complicado para a sociedade falar sobre. As pessoas preferem se omitir”, ressalta.

Rachel Wachtler, estudante de Filosofia, gostou bastante do molde do Cinemas em Rede “Achei legal a participação do psicólogo, pois trouxe uma visão bem interessante sobre o que é abuso e o que é pedofilia. O filme retratou, mesmo que de forma muito pesada e me causando desconforto, essa realidade pesada da mulher objetificada como produto”, constata.

A próxima edição acontecerá no dia 20 de outubro, o filme a ser exibido será "Glauco do Brasil". O documentário discorre sobre a  trajetória, a obra e a carreira do pintor gaúcho Glauco Rodrigues, considerado um dos principais pintores do pop art latino, de acordo com críticos, artistas e teóricos. Retratado a partir de entrevistas, arquivos e imagens vivenciadas e inspiradas por Rodrigues, o documentário funciona como um retrato intimista de um dos maiores artistas gráficos da história brasileira.

Veja também

20 Março 2024

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex) publica o resultado preliminar do edital de solicitação de bolsas para as ações...

Leia mais

19 Março 2024

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex) torna público o resultado final da seleção de propostas culturais que vão compor...

Leia mais

5 Março 2024

Produzido pelo Centro de Extensão e Cultura de Mariana (Cemar), o "Caderno Cemar" tem como objetivo divulgar as ações de...

Leia mais

1 Março 2024

A Central de Empresas Juniores (CEJ) da UFOP oferta um novo curso virtual, o "CEJ Informa". O objetivo é capacitar...

Leia mais