Ir para o conteúdo

Cultura e arte são debatidas no Forproex

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Divulgação
Com: 
Danielle Campez

A mesa “Extensão na arte e cultura” foi realizada no segundo dia do Fórum e contou com a presença do secretário de Cultura do Estado de Minas Gerais, Ângelo Oswaldo de Araújo Santos, da pró-reitora de Extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Maria de Fátima Freire de Melo Ximenes e também da pró-reitora de Extensão da Universidade Federal do Paraná, Deise Cristina de Lima Picanço. 

Durante a mesa, foi discutida a importância das ações universitárias no campo cultural, visto que a extensão estabelece um elo entre a universidade e a comunidade. As dificuldades encontradas para promover e ampliar a oferta dessas ações também foi pauta durante o debate. As pró-reitoras que compunham a mesa apresentaram ainda um panorama dos projetos de extensão realizados em suas universidades. 

De acordo com o secretário Ângelo Oswaldo, as instituições de ensino superior são fontes de uma rica produção cultural e devem compartilhar esse conhecimento, ultrapassando os muros da universidade. Nesse sentido, o secretário destacou ações como o “Corredor Cultural”, projeto que engloba diversos fazeres artísticos-culturais produzidos nas universidades e distribuídos por diversas cidades de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo. “É importante que a cultura, que tem a capacidade de elevar a qualidade de vida do cidadão, possa ser introduzida na vida cotidiana das comunidades e isso pode ser alcançado por meio de parcerias entre universidades”, afirmou.

A pró-reitora de extensão da Universidade do Paraná, Deise Cristina, abordou a importância do diálogo entre universidade, coletivos artísticos  e movimentos sociais, visando entender a produção cultural dentro e fora das instituições de ensino e, assim, repensar os referenciais trabalhados na formação dos alunos. “Estabelecer esse diálogo permanente da universidade com a sociedade, por meio da extensão, é fundamental para que possamos avançar na compreensão do conhecimento em arte e cultura”, acredita.

Após a apresentação do tema pelos membros da mesa houve uma roda de conversa, em que os participantes tiveram a oportunidade de levantar questões e compartilhar experiências com todos os pró-reitores presentes. 

Canal Futura articula parcerias

O Canal Futura foi um dos participantes do 40º Encontro Nacional do Fórum de Pró-reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (Forproex). Na ocasião, representantes do canal articularam as parcerias com as Universidades, apresentando os projetos e tirando dúvidas. O canal é um projeto que tem como principal objetivo ajudar a promover a transformação social por meio da comunicação. 

Segundo o Coordenador de Relacionamento com Universidades Parceiras, Acácio Jacinto, atualmente, a rede do Canal Futura conta com 63 universidades parceiras, entre públicas e particulares. Cada uma funciona do seu próprio modo, com iniciativas para alunos, professores e educadores.

De acordo com Jacinto, o Futura, por ser um canal educativo, apresenta-se como um importante espaço para focar as ações de extensão e pesquisa das universidades. “A gente fica muito feliz de participar de eventos como esse, para trocar um pouco de informação e pensar de que maneira podemos potencializar os projetos de ambas as instituições”, destaca Jacinto. 

Para a universidade, essa parceria gera um material alcançado para cerca de 93 milhões de telespectadores — que é o que o Futura consegue cobrir hoje com seu canal televisivo.

Vanessa Beco, responsável pela Mobilização Comunitária Regional do Canal também participou da reunião. 

Veja também

20 Março 2024

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex) publica o resultado preliminar do edital de solicitação de bolsas para as ações...

Leia mais

19 Março 2024

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex) torna público o resultado final da seleção de propostas culturais que vão compor...

Leia mais

5 Março 2024

Produzido pelo Centro de Extensão e Cultura de Mariana (Cemar), o "Caderno Cemar" tem como objetivo divulgar as ações de...

Leia mais

1 Março 2024

A Central de Empresas Juniores (CEJ) da UFOP oferta um novo curso virtual, o "CEJ Informa". O objetivo é capacitar...

Leia mais