Ir para o conteúdo

Cinemas em Rede é inaugurado no Cine Vila Rica

Twitter icon
Facebook icon
Google icon

O Cine Vila Rica fez a primeira exibição, na noite de terça (12), do projeto Cinemas em Rede. Após a cerimônia de lançamento, foi apresentado o longa-metragem “A Vizinhança do Tigre”, de Affonso Uchoa. A sessão é fruto do projeto que interconecta diversos cinemas universitários pelo país através da rede acadêmica, desenvolvido pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) em parceria com o Ministério da Cultura (MinC). 

A ocasião contou com a presença do coordenador de Comunicação Institucional e professor de Audiovisual, Adriano Medeiros, que explicou que estar em rede com mais 12 universidades quer dizer não só pensar como identificar filmes conceitualmente, mas ver, debater, dialogar, refletir a esse respeito e propor outras ideias, inovações e receber conteúdo. “Essa troca pra gente é fundamental”, confessa.

O coordenador ainda lembra que, dentro desse mecanismo de rede, outra grande importância é o processo de difusão que é possível fazer das produções audiovisuais advindas do espaço universitário e de mecanismos de vanguarda e de experimentação. “É o momento de se pensar também como está esse nosso espaço. O cinema precisa da nossa atenção e da nossa sensibilidade para que nós possamos, juntos, pensar num projeto de revitalização estrutural e profundo, que venha discutir, não somente o cinema em rede, mas cinema como um todo e o que é esse equipamento cultural para nossa cidade e região”, aponta.

Além da presença de pró-reitores e funcionários da Universidade, também esteve presente a vice-reitora Célia Maria Fernandes Nunes, que enfatizou a importância do Cinemas em Rede para a UFOP. “É um momento muito oportuno para ter acesso a diversos filmes - que muitas vezes estão fora de circuito - assim como postar e socializar a produção que é feita aqui na Universidade”, analisa. A vice-reitora ainda acrescenta que são ocasiões como essas que levam o nome da Universidade para além do seu entorno e, assim, conseguir socializar e compartilhar filmes que são produzidos em outros lugares.

Muitos alunos da Universidade estiveram presentes, principalmente do curso de jornalismo. Para eles, o filme trouxe a indagação se foi produzido com atores e cenas ensaiadas ou se roteiro foi pensado de forma mais livre, sem muita interferência do diretor. A obra abriu espaço para discussões e reflexões e trouxe à luz um tipo de filme, que muitas vezes, é deixado de lado.


O PROJETO - A exibição é fruto do projeto Cinemas em Rede, uma cooperação entre Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e o Ministério da Cultura (MinC), que visa conectar os cinemas universitários e exibidores à infraestrutura de redes operada pela RNP, facilitando, assim, o acesso e o intercâmbio de conteúdos para essas salas. 

De acordo com a assessoria da RNP, uma pesquisa realizada em 2014, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontou que apenas 10,4% dos 5.570 municípios brasileiros possuem uma sala de cinema. Em diversas dessas localidades, existe um campus de universidade e/ou instituto federal atendido pela RNP. Para o gerente de Relacionamento com a Cultura da RNP, Alvaro Malaguti, “a interiorização das redes de alto desempenho permite a ampliação do projeto para diversas regiões do país – atualmente, já são mais de 700 localidades conectadas à infraestrutura de rede acadêmica, com uma capacidade mínima de 100 Mb/s”. 

Ainda conforme a assessoria, a RNP e o Ministério da Cultura firmaram parceria para incluir de 25 a 40 novas instituições no Cinemas em Rede, a partir deste ano. Uma chamada pública deve ser lançada ainda no primeiro semestre para ampliar o número de instituições participantes. Segundo o Secretário do Audiovisual, Pola Ribeiro, “o Cinemas em Rede é parte de uma política mais ampla do Ministério da Cultura que utiliza novas soluções tecnológicas visando distribuir conteúdos audiovisuais em larga escala, por todo o território nacional”.

Veja também

20 Março 2024

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex) publica o resultado preliminar do edital de solicitação de bolsas para as ações...

Leia mais

19 Março 2024

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex) torna público o resultado final da seleção de propostas culturais que vão compor...

Leia mais

5 Março 2024

Produzido pelo Centro de Extensão e Cultura de Mariana (Cemar), o "Caderno Cemar" tem como objetivo divulgar as ações de...

Leia mais

1 Março 2024

A Central de Empresas Juniores (CEJ) da UFOP oferta um novo curso virtual, o "CEJ Informa". O objetivo é capacitar...

Leia mais