Ir para o conteúdo

9º Campus Aberto promove tarde de diversão e práticas para uma vida saudável

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Tuila Dias
Tarde ensolarada com esporte, lazer e descontração. Assim ficou marcada a 9ª edição do “Campus Aberto”. O evento, organizado pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e pelo Centro Desportivo da UFOP (Cedufop), realizou oficinas e campanhas para a comunidade de Ouro Preto e região durante a tarde do último sábado (14). O projeto tem como objetivo aproximar a comunidade do espaço que a Universidade oferece, estimulando pessoas de todas as idades a praticarem atividades ligadas a saúde, conhecimento e entretenimento de forma gratuita.
 
As práticas de lazer relativas à saúde foram o grande atrativo da tarde. Com organização dos alunos de Educação Física, foram realizadas partidas de vôlei, futebol, futebol americano, queimada e gincana entre pais e filhos. Segundo Marinalva Brito, bolsista do projeto e aluna do curso de Educação Física, o evento conta com voluntários da Universidade e da comunidade para dar certo. “O Campus Morro do Cruzeiro é um local público e muitas pessoas da comunidade ainda não sabem disso. Com as práticas esportivas, podemos promover uma maior integração entre ouro-pretanos e estudantes e disponibilizar opções de lazer, já que a cidade possui poucas”, explica.
 
Além dos esportes, as crianças puderam participar de oficinas, que incluíam pintura facial, montagem de pipas, criação de brinquedos com panos e materiais recicláveis, entre outras. “Já é a terceira vez que trago minha filha e não pretendo parar. Como ouro-pretana, incluí-la no espaço da Universidade é um processo importante para o seu crescimento. Além de tudo, todas as atividades disponibilizadas aqui fazem muito bem para ela”, disse Maria Isaura Trianuzi, que levou Laura, de cinco anos, ao Campus Aberto.
 

05589_campus_aberto_1_5120231604341398390.jpg

Tuila Dias
Oficina de bolhas de sabão foi uma das atrações para a criançada
 
Aos adultos, os alunos do curso de Medicina disponibilizaram tendas ligadas à saúde, com medição de pressão e averiguação da glicose. Caso alguém apresentasse algum problema, era aconselhado a procurar um médico no pronto atendimento mais próximo. Já os alunos do curso de Nutrição ofereceram orientações sobre alimentação saudável.
 
AOPA — Presentes desde a primeira edição do Campus Aberto, a Associação Ouro-Pretana de Animais disponibilizou para adoção dois animais remanescentes do grupo de pesquisa do Centro de Ciência Animal (CCA) da UFOP.
 
Promoveram também uma campanha de adoção responsável, alertando a comunidade sobre a responsabilidade necessária ao adotar um animal, e arrecadaram dinheiro por meio da venda de brigadeiros e rifas para custear a castração de animais atendidos pela Associação, comprar vacinas e contribuir para o tratamento de um cachorro adoentado.
 

05601_campus_aberto_13_1050279460167690849.jpg

Tuila Dias
Campanha ajudou a divulgar a importância da adoção responsável
 
Segundo a voluntária da Associação, Letícia D’angelo, os participantes poderiam contribuir com a saúde do animal que preferissem. “Não escolhemos veterinário ou farmácia para compra das vacinas. A pessoa pode doar uma castração ou vacina onde quiser que nós buscamos para aplicar nos animais”, explica.
 
SHOW — Música não faltou para todos os participantes do evento. A dupla Edson e Dora se apresentou no Campus Aberto com um repertório eclético, que incluía MPB, rock, pop rock e samba. 
 
Ao final, a organização promoveu um concurso de forró, que premiou o casal mais animado da ocasião com um jantar no restaurante Casa do Ouvidor.
 
Veja mais fotos do 9º Campus Aberto no banco de fotos do site e no Flickr

Veja também

20 Março 2024

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex) publica o resultado preliminar do edital de solicitação de bolsas para as ações...

Leia mais

19 Março 2024

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex) torna público o resultado final da seleção de propostas culturais que vão compor...

Leia mais

5 Março 2024

Produzido pelo Centro de Extensão e Cultura de Mariana (Cemar), o "Caderno Cemar" tem como objetivo divulgar as ações de...

Leia mais

1 Março 2024

A Central de Empresas Juniores (CEJ) da UFOP oferta um novo curso virtual, o "CEJ Informa". O objetivo é capacitar...

Leia mais