Ir para o conteúdo

VII Ciclo de Economia traz discussão sobre Economia Verde

Twitter icon
Facebook icon
Google icon

O evento reuniu professores, alunos de diversos cursos e convidados para uma tarde de palestras que abordaram diversas áreas da Economia, na última quarta (9), no Centro de Convenções de Mariana. 

Entre as atividades propostas no Ciclo, a palestra sobre Economia Verde contou com a participação do estudante convidado do Programa de Pós-graduação em Economia Aplicada (PPEA), o holandês da Universidade de Utrecht, Gertjan Dordmond. A dissertação de mestrado do estudante, orientada pelo professor do curso Heder Carlos, tem como objetivo identificar a capacidade verde e as ocupações sustentáveis no Brasil.

03562_dsc_0879_7011800612487487063.jpg

Thiago Barcelos
O evento contou com palestra sobre Economia Verde.
Gertjan ressaltou a importância da Economia Verde em um cenário mundial de mudanças climáticas e sua relevância para o crescimento econômico aliado ao desenvolvimento sustentável. De acordo com as pesquisas desenvolvidas na dissertação desde o início do ano, o número de ocupações sustentáveis no território brasileiro cresce lentamente. São exemplos dessas ocupações os postos de Economista do Meio Ambiente, Biólogo e Engenheiro Ambiental e Químico. 

Conforme Gertjan, quanto maior a complexidade econômica de uma região, ou seja, o grau de diversidade e capital humano gerador de conhecimento, maior será o número de ocupações verdes e o  nível de desenvolvimento sustentável do local. Para ele, o aumento da qualificação da mão de obra e o investimento dos setores público e privado voltados para a sustentabilidade são fatores que, juntos com o desempenho macroeconômico, promovem o aumento das ocupações verdes no país. 

Ainda segundo a tese, as regiões com menor concentração de emprego verde são o Norte e Nordeste. Já no Sudeste se concentra a maior número dessas ocupações, com destaque para São Paulo. A posição no topo do ranking do estado é justificada pela maior concentração populacional e maior quantidade e diversidade de cargos que São Paulo reúne. 

FINLÂNDIA - O ciclo contou ainda com a participação do professor e técnico na área de paisagismo da Finlândia, MSc Johan Slätis. Ele abordou o sistema finlandês de educação, que é público, gratuito e considerado um dos melhores do mundo. 

De acordo com ele, a educação no país é baseada na confiança de que docentes e alunos têm o compromisso de se dedicarem ao máximo ao ensino. O governo finlandês oferece assistência estudantil até os estudantes conseguirem emprego ou caso tenham queda de desempenho. 

Para um dos organizadores do evento, Heder Carlos, o evento conseguiu abordar diferentes temas, o que atraiu estudantes de diversos cursos da Universidade, transformando-se em uma atividade interdisciplinar. 

Para a aluna do 7º período de Economia, Thaís Guimarães, o Ciclo é “uma ótima oportunidade para tangenciar o que está sendo produzido no meio acadêmico e, consequentemente, sendo uma janela para ampliar nossos horizontes de eixos a serem pesquisados”, assinalou. 

Veja também

10 Novembro 2023

A revista Curinga, produto da disciplina de Laboratório Integrado II do curso de Jornalismo da UFOP, está em busca de...

Leia mais

31 Outubro 2023

No encontro, foram realizadas atividades variadas de matemática, como oficinas utilizando o programa GeoGebra nos laboratórios de informática do Departamento...

Leia mais

30 Outubro 2023

Nesta terça-feira (31), às 19h, no campus de Ouro Preto do IFMG, o professor e jornalista Éverlan Stutz ministra o...

Leia mais

24 Outubro 2023

Em parceria com a plataforma Quero Educação, o Estadão realiza anualmente uma avaliação das Instituições de Ensino Superior cadastradas no...

Leia mais