Ir para o conteúdo

Mesa-redonda sobre diversidade é discutida no 7º Encontro da Rede de Trocas das Licenciaturas

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Monique Torquetti

A reformulação do Projeto Pedagógico Institucional (PPI) para os cursos de licenciatura da UFOP acontecem por meio de encontros mensais que começaram em maio. Foi realizado na sexta (29), o penúltimo desses encontros. Nele, as temáticas "A formação de professores na perspectiva da diversidade" e "A pesquisa e a extensão na formação docentes" foram trazidas para a discussão entre os docentes. 

De acordo com a técnica em Assuntos Educacionais do Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP) e integrante da Comissão Especial de Assessoramento da PROGRAD na construção do Projeto Pedagógico Institucional, Juliana Santos, todas as mesas do encontro foram pensadas na formação desses professores a partir dos temas que estão em destaque na sociedade e aqueles considerados mais importantes para se discutir nessas redes de trocas. Dentre eles, "a discussão sobre a diversidade, não só para a formação dos professores, mas também para a formação dos alunos da educação básica, o que é de extrema importância", ressalta. 

03267_img_4817_6749014818203835850.jpg

Monique Torquetti
Juliana é membro da NAP e faz parte da comissão de elaboração do PPL


DIVERSIDADE - O professor convidado dessa edição foi Leonardo Cabral, da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Ele é especialista em questões relacionadas à deficiência no ensino básico. Para ele, a escassez de oportunidades de especialização para os profissionais da educação para trabalhar com a educação básica e a ausência de uma cultura inclusiva nas escolas são questões que precisam ser mudadas. Existe a necessidade de se pensar em uma licenciatura que coloque em prática o ensino especializado. 

Já a questão de gênero foi apresentada pelo professor da UFOP Marcos Torres, que levou para o debate os discursos relacionados ao conceito sexualidade e gênero. O professor aponta a necessidade de discutir o tema nas universidades e a necessidade de combater e desconstruir alguns padrões, como as hierarquias sexuais, as noções prontas de família e a heterossexualidade compulsória. 

As relações étnico-raciais também foram apresentadas pelo professor da UFOP Erisvaldo Santos. Para ele, é necessária uma valorização da herança cultural afro-brasileira e africana na educação, além do combate às práticas discriminatórias. 

A RESOLUÇÃO - Em julho de 2015, o Conselho Nacional de Educação do Ministério da Educação aprovou as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN)  para os cursos de licenciatura, para a formação inicial e continuada de docentes das áreas de educação básica, nas modalidades de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura. As novas medidas também asseguraram a mudança da carga horária mínima, que passou de 2.800 horas para 3.200 horas.

As novas diretrizes tem como objetivo:a) Sólida formação teórica e interdisciplinar; b) Unidade teoria-prática; c) Trabalho coletivo e interdisciplinar; d) Compromisso social e valorização do profissional da educação;e) Gestão democrática;f) Avaliação e regulação dos cursos de formação.

A expectativa é de que no segundo semestre de 2017, essas mudanças definidas nesses encontros sejam implementadas na matriz curricular dos cursos de licenciatura.
 

LICENCIATURA NA UFOP - A UFOP possui 14 cursos de licenciatura, sendo 11 presenciais e três a distância. Para conferir os cursos de licenciatura e também bacharelados, acesse.

Veja também

10 Novembro 2023

A revista Curinga, produto da disciplina de Laboratório Integrado II do curso de Jornalismo da UFOP, está em busca de...

Leia mais

31 Outubro 2023

No encontro, foram realizadas atividades variadas de matemática, como oficinas utilizando o programa GeoGebra nos laboratórios de informática do Departamento...

Leia mais

30 Outubro 2023

Nesta terça-feira (31), às 19h, no campus de Ouro Preto do IFMG, o professor e jornalista Éverlan Stutz ministra o...

Leia mais

24 Outubro 2023

Em parceria com a plataforma Quero Educação, o Estadão realiza anualmente uma avaliação das Instituições de Ensino Superior cadastradas no...

Leia mais